icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Listas

Brincadeiras com Crianças: 15 Atividades Infantis para a Pandemia

Publicado em 08.11.2021 |
5 visualizações

A pandemia que estamos vivendo mudou os hábitos de milhões de pessoas ao redor do mundo. A necessidade de manter um distanciamento social e, em alguns casos, o isolamento, fez com que tivéssemos que nos reinventar e passássemos a viver nossas vidas de uma forma completamente diferente do que estávamos acostumados.

Com isso, as pessoas que têm filhos passaram a conviver por mais tempo com eles em casa, uma vez que as escolas foram fechadas e as aulas passaram a ser ministradas pela internet. No entanto, quem tem um pequeno em casa sabe o quanto as crianças precisam de atenção, principalmente quando não podem sair para brincar com os coleguinhas, correr e se divertir.

Conheça #15 Atividades Infatis para Brincar com as Crianças

brincadeira com criancas

Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas das principais brincadeiras com crianças que você pode fazer durante a pandemia para distrair e entreter a criançada durante a quarentena. São ideias simples, mas que, com bastante imaginação, podem tornar os dias dentro de casa mais interessantes e divertidos para toda a família. Quer saber quais são? Então, continue a leitura.

1. Sessão pipoca

sessao pipoca

Já parou para pensar na quantidade de filmes infantis que estão disponíveis nos aplicativos de streaming como Netflix, Disney+ e Amazon Prime Vídeo? Bem, se você é assinante de algum desses serviços, uma boa dica para manter a criançada entretida é maratonar os filmes que estão disponíveis.

Para isso, não se esqueça de preparar um belo e confortável pijama, além de um maravilhoso balde de pipoca. Pegue sua bebida favorita e dê o play para muitas horas de aventuras e emoção na frente da telinha.

2. Tela e guache

guache crianca

Já pensou em despertar o espírito de artista que existe nos pequenos? Pois a diversão está garantida quando você prepara uma tela e algumas tintas (de preferência do tipo guache), para que as crianças possam pintar e soltar a sua imaginação.

Vale lembrar que a tela não precisa ser necessariamente aquelas de tecido, próprias para pintura. Você pode utilizar uma cartolina ou mesmo folhas de papel sulfite e deixar que a turma faça desenhos incríveis. Depois, basta emoldurar para que todos vejam o(a) grande pintor(a) que você tem em casa.

3. Contação de histórias

leitura

Toda criança adora ouvir uma história. Além de despertar a imaginação, elas também ajudam a passar o tempo e, até mesmo, fazer com que os pequenos possam dormir mais rapidamente.

Por isso, a dica é procurar por bons livros de contos infantis e ler para a criançada. Você também pode usar fantoches, dedoches ou criar uma minipeça de teatro para tornar as histórias ainda mais divertidas.

4. Mímica

mimica

Quem não adora uma boa brincadeira? Pois a mímica é uma ótima forma de mexer com a imaginação das crianças e garantir horas de diversão.

Outra ideia interessante é jogar imagem em ação usando mímicas. Existem várias brincadeiras que envolve mímica, uma mais divertida que a outra.

5. Jogo da velha

jogo da velha

O tradicional jogo da velha também é uma forma divertida de passar o tempo na quarentena. Além disso, também é um jogo que ajuda a criança a desenvolver o raciocínio, a lógica e a estratégia.

6. Baralho

baralho

Alguns jogos de carta podem ser interessantes para crianças. Um exemplo é o Uno, que é uma brincadeira super divertida e ainda ajuda a desenvolver estratégia.

7. Quebra-cabeças

quebra cabecas

Se tem uma atividade que é para lá de legal é montar um quebra-cabeças. Alguns modelos podem contar com milhares de peças e, com isso, talvez você precise de um bom tempo para montá-lo.

Nesse sentido, você pode pedir a ajuda dos pequenos para encaixar todas as pecinhas nos seu respectivo lugar, garantindo, assim, horas de distração.

8. Organizar e dividir tarefas domésticas

afazeres domesticos

Já que estão todos em casa, por que não aproveitar para dar aquela organizada em tudo? Nesse sentido, você pode pedir para a criançada ajudar em algumas tarefas de casa e, com isso, elas já podem começar a desenvolver a responsabilidade.

Uma boa dica é pedir para que os pequenos comecem organizando o seu próprio guarda-roupas. Com isso, você pode pedir para que eles separem as roupinhas por tipo, cor, tamanho etc.

Ah, e caso você precise comprar roupas infantis durante a pandemia, pode contar com nossa loja online para não precisar sair de casa.

9. Origami

origami

Existem vários vídeos na internet ensinando a fazer as mais diversas figuras apenas usando papel e dobraduras. 

Essa pode ser uma atividade divertida e que ainda desperta a criatividade da criançada.

10. Pular corda

pular corda

Se você já fez isso na sua infância, sabe o quanto é divertido pular corda. Além disso, esse é um ótimo exercício físico, não só para os pequenos, mas também para os adultos. É, ainda, uma excelente forma de manter o corpo ativo e evitar o sedentarismo.

11. Dança

danca

Que tal colocar uma música bem animada e por todo mundo para dançar? Além de simples, essa pode ser uma ótima atividade para que a criançada possa mexer o corpo e gastar energia.

12. Artesanato

artesanato criancas

Aprender a fazer objetos artesanais também é uma ótima forma de estimular a criatividade dos pequenos.

Nesse sentido, você pode reaproveitar produtos que antes iriam para o lixo, como latas, garrafas PET, tubos de rolos de papel higiênico, caixas e muito mais. Além de divertido, você ainda ajuda o planeta.

13. Teatro de sombras

teatro sombras criancas

Em uma sala escura, acenda uma lanterna e comece a criar histórias e personagens usando a sombra de suas mãos.

14. Bingo

bingo

Que tal uma partida de bingo com os pequenos? A brincadeira pode envolver números ou mesmo letras, o que ainda ajuda no processo de alfabetização das crianças.

15. Quente ou frio?

quente frio

Esconda um objeto e peça para a criança procurar. Quando ela estiver longe do objeto, você pode dizer “frio”. Agora, quanto mais perto ela estiver, você muda a palavra para “quente”. Isso até que ela encontre o objeto escondido.

Viu só como é possível manter a criançada entretida e ativa, mesmo durante os dias de confinamento? Você também pode usar a sua imaginação para bolar novas brincadeiras com crianças que tenham a ver com o espaço e objetos que você tem disponível em casa.

Tem mais alguma ideia de brincadeira que não foi citada aqui? Gostaria de acrescentar algo ou nos contar a sua experiência? Então deixe o seu comentário ao final deste artigo.

Fonte(s): Google, Me Põe na História, 

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.