icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

7 Brincadeiras para Festa do Pijama Infantil

Publicado em 02.06.2022 |
319 visualizações

As brincadeiras para festa do pijama infantil são uma ótima forma de garantir a diversão da criançada durante o evento, até que chegue a hora de dormir. São inúmeras as brincadeiras e atividades que podem ser planejadas para a festa e, por isso, é comum ficar em dúvida na hora de fazer essa escolha.

Além das brincadeiras, uma boa festa do pijama deve ter diversas opções de comidinhas para os pequenos, cobertas quentinhas e, é claro, um pijama para lá de confortável. Dessa forma, os pequenos poderão ter uma noite animada e muito divertida.

Assim, pensando em te ajudar na organização desse evento, separamos as sete melhores brincadeiras para festa do pijama, que você pode fazer com as crianças de todas as idades. Então, não deixe de conferir este post até o final e veja como é fácil manter as crianças entretidas com essas atividades. Boa leitura!

Como organizar uma Festa do pijama

Da mesma maneira que acontece com qualquer outro tipo de festa, a noite do pijama também precisa ser bem planejada e organizada para que tudo corra bem, principalmente quando muitas crianças são convidadas.

criancas organizando festa

Por isso, é importante que a pessoa responsável por organizar essa festinha tome alguns cuidados ao fazer esse planejamento, o que significa elaborar uma estratégia para que tudo saia da maneira como foi idealizado.

Aqui, a dica é trabalhar com quatro frentes:

  • Convidados;
  • Cardápio;
  • Pijamas (não pode faltar); e
  • Brincadeiras.

A lista de convidados deve ser feita previamente, sendo ideal chamar os amiguinhos mais próximos da criança, visto que a festa do pijama tem um viés mais intimista. Lembre-se que a quantidade de convidados depende do tamanho da casa e de quantas camas estão disponíveis para os pequenos.

No caso do cardápio, é preciso pensar em comidinhas que as crianças gostam. Nesse sentido, uma boa opção é apostar em lanches rápidos, como pizza, hamburgueres, salgadinhos, doces, sucos e refrigerantes. Um chocolate quente antes de dormir também é uma ótima opção.

crianca festa do pijama

Outro elemento super importante é o pijama, que não pode faltar nesse tipo de festa. Assim, é possível pedir para que cada criança vá com o seu próprio pijama ou mesmo comprar pijamas personalizados e que combinem, feitos especialmente para esse evento.

→ Compre pijama infantil em nossa loja online

Já sobre as brincadeiras, elas são muitas e, por isso, fica até difícil escolher as que farão parte da festa do pijama. Por isso, no tópico seguinte vamos trazer sete das mais queridas pelos pequenos para tornar a noite ainda mais divertida.

Brincadeiras para Festa do Pijama Infantil

7. Imagem e ação

Essa é uma brincadeira bastante divertida e que pode ser feita de diversas maneiras. Primeiro, divida as crianças em dois times. Providencie, também, duas lousas ou dois cadernos e canetas para que as crianças façam os desenhos.

Apesar de existir um jogo oficial chamado Imagem & Ação, não é necessariamente obrigatório tê-lo em casa para jogar, mas ter um facilita bastante a brincadeira, pois o jogo conta com cartões, em que estão separadas todas as palavras com os desenhos que as crianças devem fazer.

criancas brincando de imagem e acao

Mas se não houver o jogo disponível, a brincadeira pode continuar. Basta que um dos adultos presentes (e que não esteja em nenhum dos times) sussurre no ouvido de uma das crianças qual é o desenho que ela deve fazer. Assim, o time que acertar primeiro ganha um ponto, sendo que vence a brincadeira o time que atingir o número de pontos definido primeiro.

Outra alternativa para brincar de imagem e ação é usando a mímica no lugar dos desenhos. Dessa forma, a brincadeira fica ainda mais dinâmica e divertida.

6. Caça ao tesouro

A brincadeira de caça ao tesouro é um clássico das festas do pijama e, por isso, não pode faltar nesse evento. Ela é muito querida pelas crianças e, também, muito fácil de organizar.

caca ao tesouro

A ideia aqui é esconder alguma coisa que será o “tesouro” em algum lugar da casa. Em seguida, devem ser escritas as pistas, que levarão as crianças até o objeto escondido. No entanto, cada pista deve levar primeiro ao local em que a criançada encontrará a nova pista, isso antes de chegar necessariamente ao tesouro.

Dependendo de quantas crianças estiverem presentes, elas podem ser divididas em grupos. Assim, ganha a criança ou a equipe que chegar primeiro ao tesouro escondido após desvendar todas as pistas.

5. Chefe de cozinha (oficina de comida)

Outra brincadeira interessante para se fazer durante uma festa do pijama é colocar as crianças para prepararem as suas próprias comidinhas, deixando que elas se sintam como verdadeiros chefs.

crianca na cozinha

A ideia é preparar algo que seja fácil e que não dependa de utensílios perigosos para os pequenos, como facas e tesouras. Algumas dicas de pratos simples e que podem ser preparados pelas crianças são: mini hamburgueres (somente a montagem), bolo de caneca com cobertura, pizzas, sanduiches, sucos etc.

Mas é importante tomar cuidado ao realizar esse tipo de brincadeira, principalmente se as crianças forem para a cozinha. Nesse sentido, não se deve deixar que os pequenos operem eletrodomésticos perigosos, como fogões e batedeiras, por exemplo. A supervisão de um adulto o tempo todo é fundamental.

4. Improvisando uma história

Essa brincadeira, além de muito divertida, é ótima para estimular a imaginação dos pequenos durante a festa do pijama. A ideia é bastante simples: alguém começa contando um trecho de uma história sobre um tema qualquer definido por um adulto ou por uma das crianças.

mae contando historia para criancas

O próximo passo é fazer com que a criançada continue essa história, mas não de qualquer maneira. Para isso, é possível colocar em um saco alguns objetos inusitados, que devem ser incluídos, de alguma forma, nessa continuação da historinha.

Outra forma interessante de brincar é escrevendo palavras aleatórias em papeizinhos, que são cortados e colocados em uma espécie de urna. Assim, na sua vez, cada criança deve sortear um papelzinho e, com base na palavra que está escrita, deve continuar contando a história até que todos os papéis sejam retirados.

3. Dança das cadeiras

Outro clássico das festas infantis e que não poderia ficar de fora da festa do pijama. A brincadeira “dança das cadeiras” é muito simples e divertida, além de servir para aguçar os reflexos dos pequenos.

A ideia é pegar algumas cadeiras, uma a menos do que o número de crianças participantes, e fazer um círculo com elas. Coloque uma música para tocar enquanto as crianças andam ao redor das cadeiras.

crianca danca da cadeira

Em um certo momento, a música para e, quando isso acontecer, todos devem procurar um lugar para sentar. Aquela criança que ficar em pé perde e sairá da brincadeira até a próxima rodada. A cada criança que sair, uma cadeira deve ser retirada da roda.

Ganha a última criança que conseguir permanecer sentada quando a música parar.

2. Telefone sem fio

Ainda dentro das séries dos clássicos das brincadeiras infantis, não poderíamos deixar de lado a famosa brincadeira do “telefone sem fio”.

Primeiramente, deve-se colocar as crianças em um círculo, mas não muito próximas umas das outras. O adulto deve escolher uma criança para começar e deve sussurrar uma palavra ou frase no ouvido dela.

crianca telefone sem fio

Assim, a criança que ouviu essa palavra ou frase deve fazer o mesmo com a próxima criança da roda, sussurrando em seu ouvido aquilo que ouviu anteriormente. Quando a última criança tiver ouvido a palavra ou frase, deve dizê-la em voz alta para que todos ouçam.

A parte divertida dessa brincadeira é ver como a frase que chegou no final da roda quase sempre é totalmente diferente daquela dita no início. Por isso, as gargalhadas aqui são sempre garantidas.

1. Contação de histórias

Por fim, mas não menos importante, outra brincadeira muito divertida para inserir em uma festa do pijama é a contação de histórias. A ideia aqui é muito simples: as crianças podem escolher um livro com a história que desejam ouvir.

Assim, um adulto ou mesmo uma das crianças que já saiba ler deve contar a história para todos os presentes, quase como o que acontece em uma roda de leitura.

criancas em contacao de historia

No entanto, para deixar essa brincadeira ainda mais divertida, é possível misturá-la com a brincadeira de improvisar uma história. Ou seja, comece a história a partir de um livro até um certo ponto. Em seguida, coloque as crianças para continuar essa história com base em algumas palavrinhas escolhidas anteriormente ou objetos encontrados pela casa.

E você, o que achou dessas brincadeiras para festa do pijama infantil? Conhece mais alguma que ficou de fora dessa lista, mas que não pode faltar? Aproveite para deixar seu comentário no final deste post e navegue um pouco mais em nosso blog para mais textos como esse.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.