icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Café da Manhã para Crianças: Dicas, Cuidados e Cardápios

Publicado em 05.08.2022 |
152 visualizações

O cardápio para um bom café da manhã para crianças é sempre uma fonte de dúvidas para as mamães e papais que desejam criar uma rotina de alimentação saudável para seus filhos. A importância dessa refeição é sempre tema de destaque pelos nutricionistas e, por isso, é muito importante garantir que os pequenos comecem o dia bem alimentados.

Mas quais alimentos não podem faltar no café da manhã das crianças? Como montar um cardápio infantil saudável? A resposta para essas e muitas outras perguntas você confere a partir de agora. Então, fique conosco e não deixe de conferir este artigo até o final.

Café da manhã para as crianças: importância do desjejum

Com as rotinas se tornando cada vez mais corridas, é comum que os pais acabem deixando um pouco de lado ou não deem a atenção necessária ao café da manhã das crianças. No entanto, como essa geralmente é a primeira refeição do dia para muitos, ela deve ser balanceada e rica em nutrientes, pois isso trará inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.

Por conta disso, os pais não devem deixar que fatores como a preguiça ou mesmo a correria matinal sejam desculpas para pular o café da manhã, visto que atitudes como essa podem atrapalhar, de diversas formas, o resto do dia do seu filho.

crianca fazendo desjejum

O desjejum contribui de muitas maneiras para que as crianças consigam alcançar as doses diárias de nutrientes, como ferro e cálcio, necessários para o seu bom desenvolvimento físico e psicológico. Além disso, esses nutrientes são essenciais para o desenvolvimento dos ossos, dentes, músculos e outros tecidos do corpo humano.

Assim, além de garantir que a criança tenha uma boa noite de sono, também é necessário que ela tenha um bom café da manhã logo que acorde para que possa repor suas energias e ter um dia com mais alegria e disposição.

Café da manhã para criança: benefícios do desjejum

Quando dormimos, passamos por um longo período em jejum e, por isso, logo que acordamos, nosso corpo precisa repor a energia que gastamos durante o sono para que possa funcionar bem ao longo do dia que se inicia. Com as crianças isso não é diferente e, por isso, elas também devem receber um café da manhã reforçado logo após o despertar.

crianca comendo cereal

Sem essa refeição, os pequenos podem acabar sofrendo com a falta de energia durante o dia e, também, podem acabar engordando, já que o corpo começa a guardar energia na forma de gordura por pensar que pode ficar um bom tempo sem receber alimento novamente.

Assim, separamos a seguir alguns dos principais benefícios do café da manhã para crianças:

O desjejum garante disposição para um dia mais feliz

Uma das maiores vantagens do café da manhã está no fato de que ele é capaz de espantar a preguiça e o mau humor, permitindo que tenhamos um dia mais feliz e produtivo. Isso não é diferente com as crianças, que podem ter um melhor desempenho nas atividades escolares, nas atividades físicas e nas brincadeiras se tiverem recebido um desjejum nutritivo.

crianca brincando

Ajuda a melhorar o funcionamento cognitivo

O desjejum é considerado um verdadeiro amigo do cérebro, pois as crianças que recebem essa refeição diariamente podem ter um melhor desempenho na escola e apresentar uma maior capacidade de concentração.

crianca estudando

O desjejum traz benefícios para a saúde

No café da manhã, as crianças ingerem uma boa quantidade de fibras, vitaminas, minerais e proteínas, nutrientes essenciais para um desenvolvimento adequado e saudável.

crianca comendo legumes

Ajuda a reduzir a obesidade infantil

Quando permanecemos por longos períodos sem comer, o nosso corpo ativa mecanismos de defesa e começa a armazenar energia para evitar a nossa morte. Já quando tomamos o café da manhã todos os dias, é como se avisássemos ao nosso corpo que ele pode gastar sua energia normalmente, pois não há o risco dela faltar. Tudo isso ajuda a reduzir a chance de que a criança se torne obesa com o passar do tempo.

crianca indecisa ao comer

É um momento de reunião da família

criancas comendo em familia

Criar o hábito de tomar o café da manhã todos os dias pode ser uma ótima maneira de reunir a família, algo que tem se tornado cada vez mais complicado nos dias atuais. Por isso, a ideia é aproveitar esse momento para colocar o papo em dia e dar um bom exemplo para que os filhos continuem a replicar essa ideia no futuro.

Como induzir as crianças a comerem melhor?

É fato que as crianças aprendem bastante com os exemplos dados pelos pais no dia a dia. Assim, uma criança que é criada sem o hábito do café da manhã ou que vê os pais frequentemente pulando essa refeição tenderá a seguir por esse caminho.

Por conta disso, é importante que a mamãe e o papai sejam os primeiros a dar o exemplo e busquem manter uma alimentação balanceada, que contenha mais frutas, verduras e alimentos saudáveis, isso em detrimento aos produtos super industrializados, cheios de gorduras e outras substâncias nocivas ao corpo.

beneficios cozinhar com a crianca

Também é importante saber como montar um cardápio saudável infantil, o que pode ser obtido com a ajuda de um nutricionista, visto que cada criança possui uma necessidade a ser suprida e algumas ainda podem apresentar restrições alimentares, como a intolerância ao leite ou ao glúten.

Por isso, é importante que os pais comecem a pensar desde cedo em como introduzir uma alimentação saudável no dia a dia das crianças. Nesse sentido, o café da manhã pode ser uma ótima forma de começar essa nova rotina.

Quais alimentos não podem faltar no café da manhã das crianças?

Essa é uma pergunta bastante recorrente quando o assunto é café da manhã para crianças e, por isso, não poderíamos deixar de abordá-la neste artigo. Hoje em dia, a internet está repleta de inspirações para o café da manhã das crianças e isso é muito positivo, pois ajuda a mamãe e o papai a ter mais criatividade na hora de elaborar as refeições do desjejum.

Nesse sentido, seguindo essa esteira de quais alimentos não podem faltar no café da manhã das crianças, podemos destacar as frutas, os sucos naturais, os ovos e alguma fonte de carboidrato, que pode ser um pãozinho caseiro, um biscoito de arroz ou mesmo um muffin saudável.

O importante aqui é garantir que os pequenos tenham acesso a uma refeição completa e bastante nutritiva, com tudo o que eles precisam para ter energia e disposição para estudar, correr e brincar durante o dia.

Assim, separamos algumas sugestões de café da manhã para crianças que você pode fazer no dia a dia. Confira:

  1. Laranja, pão caseiro e maçã;
  2. Pão caseiro, banana com canela e uvas sem sementes;
  3. Suco de laranja, mamão, biscoito de arroz com requeijão e um bolinho de cacau com aveia;
  4. Pão de queijo, suco de goiaba, ameixa e ovos mexidos;
  5. Suco de uva com maçã, pêssegos com chia, ovos mexidos com linhaça e uma fatia de pão com queijo;
  6. Iogurte integral, ovos mexidos com chia, banana e biscoito caseiro;
  7. Torradinha integral, queijo minas cortado em formatos divertidos e suco verde (maracujá, couve, suco de maçã e linhaça);
  8. Muffin integral de cacau e banana, ameixa e um copo de leite;
  9. Pão torrado na frigideira, ovos mexidos, banana com canela e chia e chá de maçã;
  10. Ovos mexidos, manga com chia e água.

Viu só como pode ser simples preparar um café da manhã para crianças com ingredientes saudáveis e que são bastante nutritivos? Na hora de montar os pratos, a dica para torná-los mais atraentes para as crianças é usar a criatividade e cortar as frutas, queijos e bolinhos em formatos divertidos, o que pode ser feito com algumas forminhas que são vendidas em supermercados.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o tema, não se esqueça de compartilhar conosco por meio dos comentários. Aproveite e compartilhe este artigo com outras pessoas que também podem se interessar sobre o tema.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.