icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Chá Revelação Bebê: Como Organizar, Dicas e Fotos

Publicado em 30.08.2021 |
4.403 visualizações

O chá de revelação é uma grande tendência entre os pais, principalmente aqueles de primeira viagem, e já se tornou quase que um evento obrigatório na hora de revelar o sexo do bebê para a família e amigos. Trata-se de uma moda que se popularizou nos Estados Unidos, mas que ganha cada vez mais adeptos aqui no Brasil.

A ideia do chá de revelação é que todos os envolvidos descubram qual é o sexo da criança de uma forma divertida, diferente e, por que não, inovadora. Para isso, os pais podem apostar em algum tipo de brincadeira ou em algo que seja diferente para dar um clima de emoção à festa.

Quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas ideias de como preparar o seu chá de revelação? Então, venha conosco e boa leitura!

O que é o Chá de Revelação do Bebê?

No Brasil, o chá de revelação é uma espécie de festa promovida pelos pais com o intuito de revelar para todos qual é o sexo do bebê que está a caminho. Mas o detalhe mais importante dessa festa é que nem mesmo o papai e a mamãe sabem qual é o sexo da criança.

Para que seja possível preparar um chá de revelação, o primeiro passo é conseguir uma pessoa de confiança, que pode ser um amigo ou familiar, e que consiga guardar o segredo que será revelado pelo exame de ultrassom feito pela mamãe. Essa pessoa é quem ficará responsável por receber a informação do médico e guardá-la a sete chaves, além de ajudar nos preparativos.

A festa em si pode ser organizada apenas para as pessoas mais próximas do casal, mas também pode reunir um grande número de pessoas. A grande magia desse evento é descobrir qual é o sexo do bebê de uma maneira inusitada, que pode ser por meio de um bolo com recheio colorido, balões com um pó colorido dentro de um balão ou uma chuva de confetes coloridos.

No geral, são utilizadas as cores rosa e azul, sendo que a primeira se refere ao sexo feminino e a segunda ao sexo masculino. A ideia é tentar esconder essa cor dentro do objeto que será utilizado para a revelação até a hora em que ela irá acontecer.

É comum que o chá de revelação aconteça após a 16ª semana da gestação, período em que já é possível ter certeza do sexo da criança por meio do exame de ultrassonografia. No entanto, o evento pode acontecer em qualquer período da gravidez, sendo interessante fazê-lo o quanto antes, pois, assim, a família e os amigos já podem escolher os presentes e os pais podem começar a montar o enxoval da criança.

Ideias para a Revelação do Bebê

Em um chá de revelação há inúmeras maneiras de revelar o sexo do bebê. Por isso, separamos algumas das principais ideias para você fazer isso. Confira:

1. Bolo

O bolo é o elemento mais utilizado nos chás de revelação, sendo que a surpresa quanto ao sexo do bebê estará em seu interior. No geral, a pessoa que ficou responsável por organizar a festa irá encomendar um bolo e pedirá para a confeitaria fazê-lo com uma camada externa em cor neutra e com a massa ou o recheio colorido. Assim, ao cortar o bolo, os pais e todos os convidados descobrirão pela cor de seu interior qual é o sexo da criança.

2. Balão

Outra forma bastante interessante e divertida de revelar o sexo do bebê é por meio de um balão totalmente escuro, que não permita ver o que existe em seu interior. Assim, o balão pode ser preenchido com tinta, pó ou papel picado na cor que representa o sexo da criança. Ao estourar o balão, todos os presentes terão a grande revelação.

3. Caixa com balões

Você também pode encher vários balões diferentes na cor que indica o sexo do bebê com gás hélio e colocá-los dentro de uma caixa de papelão bem grande. Assim, na hora da revelação, quando os pais abrirem a caixa, os balões sairão voando enquanto todos comemoram a surpresa.

4. Bomba de fumaça

A bomba de fumaça é uma maneira diferente e divertida de fazer a revelação. Elas podem ser adquiridas em casas de fogos de artifício e, quando acesas, liberam uma fumaça colorida que se espalha rapidamente pelo ar. Assim, é importante que a pessoa responsável pela organização compre duas ou mais dessas bombas na cor que indica o sexo do bebê. Elas devem ser acesas pelos pais na hora da revelação.

5. Confetes

Usar um lança-confetes na revelação é outra ideia bastante interessante. Esses objetos podem ser adquiridos facilmente em lojas de artigos de festas e são bastante seguros, pois não utilizam pólvora para lançar os confetes no ar. Dessa forma, na hora da revelação, os pais devem estourar os lança-confetes, que espalharão pelo ambiente a cor que indica o sexo do bebê.

Como organizar o Chá de Revelação?

A organização do chá de revelação deve ser feita por uma pessoa de confiança e que consiga guardar o segredo, que não pode ser revelado a ninguém. Caso contrário, corre-se o risco de estragar a surpresa e, consequentemente, a festa perderá o seu sentido.

Além disso, também é importante que a pessoa escolhida seja boa em organizar eventos, pois será ela quem precisará fazer uma série de coisas para garantir que a festa seja memorável.

Confira, a seguir, algumas dicas de como organizar um lindo chá de revelação:

1. Prepare os convites

O convite do chá de revelação deve trazer consigo o sentimento de dúvida que envolve essa festa. Frases como “é menino ou menina?” ou algo que reúna o nome se menino e o nome se menina ficam super legais nesses convites. Além disso, você pode utilizar as cores azul e rosa na decoração dos convites ou qualquer outro tom neutro de sua preferência.

2. Escolha uma forma criativa de fazer a revelação

A hora da revelação é o ápice da festa e, por isso, deve ser planejada com muito carinho e cuidado. Sendo assim, você pode optar por uma das formas de revelação que citamos no tópico anterior ou criar uma forma totalmente diferente e única, que tenha alguma relação com os pais. Na internet, por exemplo, existem revelações feitas até mesmo lançando fumaça de um avião. Ou seja, nem o céu é o limite para a imaginação!

3. Capriche na decoração da festa

A decoração de um chá de revelação é uma parte muito importante da festa. Por isso, a pessoa responsável pela organização deve caprichar nesse quesito. Uma aposta que cai muito bem é usar balões, cupcakes, docinhos, plaquinhas, fitas, flores e por aí vai, mas todos coloridos nos tons de azul e rosa, que também podem ser misturados a outros elementos de tons neutros, como branco, preto, prata, dourado etc.

Chá de Revelação: Ideias para Decoração

Confira algumas fotos e ideias para que seu chá revelação também seja um sucesso.

Imagem 1 - Celebração simples

Você pode fazer um chá revelação simples, gastar pouco e ainda sim ter um dia especial. Lembre-se que não é preciso muito para elaborar o seu.

Imagem 2 - Exemplo de convite para Chá Revelação

O convite pode ser uma das formas de brincar com os convidados e criar expectativas a respeito do gênero do bebê.

Imagem 3 - Sugestão de nomes

Nada melhor que criar interação entre os convidados e permitir que todos participem do chá de revelação. A dica aqui é criar um espaço com stickers azuis e rosas, para sugerir tanto um nome para menina, como menino. Dessa brincadeira podem surgir bons insights a respeito de possíveis nomes ao bebê.

Imagem 4 - Brincadeiras de Adivinhação

Existem muitos jogos e brincadeiras que podem ser feitos na hora de revelar o sexo do neném. Uma delas é a de adivinhar o balão. Tudo que você precisa é de vários balões e confetes da cor do sexo do bebê. Depois, é só colocá-lo dentro de um único balão e torcer para que seja um dos últimos estourados. A dica é ter vários balões, para que a espectativa aumente conforme a brincadeira aconteça e não termine tão cedo.

Imagem 5 - Estourar o balão

Ainda falando sobre balões, ao invés de brincadeiras, você pode revelar estourando um único balão em determinada hora da celebração.

Imagem 6 - Caixa revelação

Fazer uma caixa e enchê-la com balões da cor do sexo do bebê para que, ao ser aberta, possam voar ou subir, como na imagem acima. 

Imagem 7 - Caixa suspensa

Para quem quiser simplificar e não depender de gás hélio para encher os balões, é possível fazer algo bem especial utilizando uma caixa suspensa. Neste caso, ela abrirá para baixo e os balões vão cair sobre os pais, criando um efeito lindo.

Imagem 8 - Seja criativa e use cores diferentes

Quem disse que o chá de revelação precisa ser sempre Rosa e Azul? Mais importante do que replicar modelos é criar algo a partir da sua própria inspiração. Nesta tematização, verde, cinza e roxo foram as cores escolhidas para decorar o espaço.

Imagem 9 - Chá Revelação mais sofisticado

Clean, mas belo e elegante. Invista nos doces, no bolo e na decoração, que costuma ser feita com balão. A beleza vem com a montagem de todos os elementos. Perceba como os diferentes tamanhos de balão conseguiram trazer harmonia para o espaço. E também suas cores: 

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.