icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Maternidade

Como dar Banho no Bebê: Dicas e Cuidados

Publicado em 01.10.2021 |
5 visualizações

Para muitas mamães e papais, principalmente os de primeira viagem, um dos maiores desafios é descobrir como dar banho no bebê. Mas a grande quantidade de dúvidas que essa tarefa gera na cabeça dos pais é justificável. Afinal, bebês são bastante delicados e sensíveis e requerem uma série de cuidados no momento da higiene. Todavia, apesar de todo esse receio, dar banho em um bebê não é esse “bicho de sete cabeças” que muitos pensam ser.

Alguns cuidados importantes devem ser tomados para evitar acidentes ou outros problemas que podem ocorrer na hora do banho, como segurar o bebê corretamente, manter o ambiente aquecido, utilizar produtos específicos e ter atenção à temperatura da água. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para lá de úteis para que você possa dar banho em seu bebê com segurança e deixá-lo sempre limpinho, com aquele cheirinho maravilhoso que a gente adora. Vamos lá?

Como dar Banho no Bebê: Dicas e Cuidados

como dar banho no bebe blog

1. Evite a água até a cura do coto umbilical

O coto umbilical em bebês recém-nascidos costuma curar e cair entre o 6º e o 15º dia de vida. Até que isso aconteça, é recomendado manter a região sempre limpa e seca, pois isso ajuda no processo e faz com que o umbiguinho caia com mais rapidez.

Por isso, nesses primeiros dias de vida, é melhor dar banhos de esponja em seu bebê do que colocá-lo diretamente na água. Nele, é possível fazer a higiene da criança de uma maneira prática e sem molhá-la por completo.

Para isso, lembre-se de começar o banho sempre de cima para baixo, ou seja, no sentido da cabeça para os pés. Tenha cuidado com a região do coto umbilical para mantê-la seca. Além disso, você pode usar um pouco de sabonete próprio para bebês na água para ajudar na higienização.

Lembre-se de secar completamente a criança e colocar uma fralda limpa antes de vesti-lo com roupas de bebê.

dicas banho bebe

2. Como preparar o banho do bebê

Um dos momentos mais determinantes na hora de descobrir como dar banho no bebê é saber preparar esse banho, pois, diferentemente das crianças maiores e dos adultos, os bebês precisam de uma série de cuidados nesse momento.

Nesse sentido, o primeiro passo é lembrar que os bebês perdem a temperatura corporal muito rapidamente e, por isso, é recomendável manter o ambiente aquecido na hora do banho. Em dias muito fios, pode-se utilizar um aquecedor elétrico para manter esse ambiente em uma temperatura entre 22 e 25 ºC.

Além disso, antes de começar o banho é necessário reunir tudo o que você irá precisar e deixar tudo sempre a mão. Nesse sentido, pegue todos os produtos, toalhas, fraldas e o que mais for preciso para não ter que deixar o bebê sozinho ou mesmo sair andando pela casa com a criança molhada.

Na hora de preparar a banheira, tenha cuidado com a temperatura da água, que deve estar entre 34 e 36 ºC. Temperaturas maiores que essas podem provocar problemas de pele e até queimaduras na criança. Por isso, caso você não tenha um termômetro, teste a temperatura com o cotovelo para ver se está agradável antes de colocar a criança na água.

Lembre-se de não encher a banheira completamente. No caso de recém-nascidos, o recomendado é não colocar mais do que 10 cm de água. Já para bebês maiores, o ideal é que a água não ultrapasse a altura da cintura da criança sentada.

bebe tomando banho

3. Começando o banho

Dar banho em um bebê é quase um ritual, com passos que devem ser seguidos para que a tarefa seja executada de uma maneira segura e agradável, tanto para a criança quanto para quem está dando o banho.

Por isso, para tornar o banho mais simples, rápido e agradável, você pode fazer a limpeza de algumas partes do corpo da criança antes mesmo de despi-la. Para isso, use um pano bem macio ou algodão para limpar partes como o rosto e ao redor das orelhas.

Você também pode usar uma gaze umedecida em soro fisiológico para limpar a região do nariz para evitar o acúmulo de sujeira, que dificulta a respiração da criança.

Outro ponto de atenção é fazer a higiene da região íntima do bebê antes de colocá-lo na água, principalmente se a fralda estiver suja com as fezes da criança. Assim, faça a limpeza da região íntima com a ajuda de lenços umedecidos antes de colocar a criança na água para evitar que ela fique suja.

como segurar bebe banho

4. Cuidados ao segurar o bebê

Uma das dicas mais importantes de como dar banho no bebê diz respeito a como segurá-lo. Se muitos pais têm medo de deixar o bebê cair com ele seco e vestido, imagine então o receio de segurar uma criança coberta de água e sabão?

Por isso, a dica é deixa a banheira sempre em uma altura que seja confortável para quem irá dar o banho e que permita ao adulto segurar a criança de uma maneira segura e adequada. Nesse sentido, é preciso ter cuidado para não deixar o bebê escorregar, mas não se deve exagerar na força.

Assim, uma das melhores formas de segurar um bebê no banho é passando o braço esquerdo por trás das costas do dele, prendendo o seu bracinho esquerdo com as mãos e apoiando a cabeça com o antebraço. O braço direito do adulto deve apoiar a região das nádegas e da coxa do bebê. No caso dos canhotos, pode-se inverter a posição dos braços para facilitar o apoio.

Coloque o seu bebê bem devagar na água, até perceber que ele está seguro na banheira. Só aí comece o banho.

banho bebe como dar

5. Qual a sequência do banho do bebê?

Uma vez que a criança esteja segura e acostumada com a temperatura da água, o banho deve começar sempre da cabeça para os pés. A cabeça, inclusive, é uma região que deve ser lavada com muito cuidado, pois bebês têm regiões moles no crânio em seus primeiros meses de vida e que não devem ser pressionadas para evitar lesões e machucados.

Os cabelos devem ser lavados com shampoos ou produtos específicos para bebês, pois são mais suaves e causam menos alergias na pele delicada da criança. Ao lavar o rosto, se perceber a presença de secreções secas, como remelas ou muco, umedeça bastante a região para retirar essas secreções com facilidade e sem fazer força.

Lave todo o corpo da criança, com especial atenção para a região das mãos e dos pezinhos, pois são partes que a criança costuma levar à boca com frequência. Além disso, é necessário tomar um cuidado mais do que especial para limpar a região genital da criança, pois trata-se de uma área sensível e que pode ser uma porta de entrada para diversos tipos de infecções.

Nas meninas, lembre-se de limpar corretamente toda a região da vulva e a região perianal com água e sabonete próprio para bebês. Nos meninos, deve-se lavar com cuidado o pênis, o saco escrotal e a região perianal também com água e sabão. Lembre-se de lavar também as “dobrinhas”, que são muito comuns nessa região em ambos os sexos.

Vire o bebê de bruços para lavar as costas e lembre-se de mantê-lo bem seguro nessa hora. Você pode usar uma de suas mãos para apoiar o peito da criança e o antebraço para apoiar o rostinho.

Lembre-se de enxaguar a criança com água limpa antes de secá-la.

pos banho bebe

6. Cuidados no pós-banho

Após limpar bem todo o corpinho do seu bebê, o último passo é secá-lo direitinho com uma toalha macia. Para isso, envolva o bebê na toalha assim que retirá-lo da água para evitar que passe frio. Em seguida, seque todo o corpinho, com especial atenção para a região íntima e para as dobrinhas.

Por fim, recomenda-se fazer o uso de algum hidratante para bebês ao final do banho, pois a pele das crianças mais novinhas tende a ser naturalmente mais seca. Verifique, também, se existe a presença de assaduras e use um creme específico para ajudar a sará-las com mais rapidez.

Vista uma fralda limpa no bebê e coloque a roupinha para mantê-lo aquecido. Penteie os cabelos com suavidade e verifique se é necessário cortar as unhas. Feito isso, é só aproveitar aquele cheirinho delicioso de bebê limpo que todos adoram!

Agora que você já sabe como dar banho no bebê, que tal compartilhar este conteúdo com outras mamães que também precisam de dicas para dar banho em seus filhos?

Esperamos que o conteúdo aqui disposto tenha sido útil e que você aproveite esse momento.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.