icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Desfralde do Bebê: Quando fazer, Dicas e Cuidados

Publicado em 05.05.2022 |
18 visualizações

A vida das mamães e papais é cheia de desafios, principalmente quando o assunto é o desfralde do bebê. Por mais turbulenta que essa fase possa parecer, existem alguns segredos que ajudam a superá-la de uma forma mais tranquila, mas nem todo mundo sabe disso.

Um dos hábitos mais comuns do bebê é usar fraldas e, por isso, retirar esse acessório da vida da criança pode ser um tanto quanto complicado, isso se não for feito da maneira correta. Em regra, essa fase se inicia aos dois anos de vida, mas pode acontecer antes ou depois, o que é super normal.

Ensinar a criança a fazer suas necessidades sem o auxílio da fralda requer paciência e muito cuidado por parte dos pais, mas não é nada impossível. Por isso, a partir de agora vamos trazer algumas dicas de como fazer o desfralde de uma forma mais tranquila. Boa leitura!

Como introduzir o desfralde na rotina da criança?

recomensa crianca

Antes de conseguir deixar as fraldas de lado, o bebê já deve ter desenvolvido algumas habilidades e precisa ser capaz de controlar as vontades de fazer xixi e cocô. Caso contrário, o resultado será muitas roupas sujas e molhadas, além de um trauma que pode durar por muitos anos.

De acordo com especialistas, não há uma idade certa para começar o desfralde, mas é comum o entendimento de que esse processo deve ser feito próximo ao período em que a criança completou dois anos de idade.

Além disso, é importante destacar que cada criança passa pela etapa de desfralde de uma maneira diferente, sendo que algumas conseguem deixar as fraldinhas de lado mais rapidamente que as outras.

No entanto, o que os pais devem ter em mente é que esse não é um processo que irá ocorrer da noite para o dia, visto que exige muito treinamento, paciência e compreensão.

Como iniciar o processo de desfralde de uma criança que ainda está habituada com seu uso?

O processo de desfralde não deve ser iniciado antes que a criança apresente algumas manifestações físicas, cognitivas e comportamentais que indiquem que ela está pronta para deixar as fraldas de lado.

Dessa forma, é preciso que o pequeno já tenha desenvolvido algumas habilidades antes de conseguir fazer as suas necessidades sozinho, tais como ser capaz de dizer que precisa fazer xixi ou cocô e ser capaz de permanecer alguns minutos sentado na mesma posição.

bebe no vaso

Além disso, os especialistas recomendam que o desfralde seja feito primeiro durante o dia para, posteriormente, ser feito no período noturno. Também é recomendado fazer isso durante o verão, visto que será preciso aumentar a frequência com que as roupas da criança serão lavadas.

Existe uma faixa etária adequada para o desfralde?

Como visto anteriormente, não existe necessariamente uma faixa etária comum para o desfralde da criança. Isso porque cada bebê é único e apresenta uma evolução diferente dentro dos chamados “saltos de desenvolvimento”.

Todavia, alguns especialistas costumam dizer que o desfralde pode ocorrer entre um e três anos de idade, especialmente quando a criança atinge os 24 meses de vida.

incentivo bebe

Nessa fase, a criança normalmente já consegue falar e expressar o que está sentindo, o que torna mais fácil compreender as suas necessidades. Além disso, antes que o desfralde possa ocorrer, é preciso que a criança seja capaz de controlar os esfíncteres da bexiga e do reto, que são os músculos do corpo responsáveis por segurar ou liberar a saída da urina e do cocô.

Dessa forma, se a criança não se molha ou se suja com tanta frequência e já consegue segurar a vontade de fazer suas necessidades por alguns minutos, pelo menos até dar tempo de chegar ao banheiro, por exemplo, então já é hora de começar o desfralde.

Outro detalhe que mostra já ser a hora correta do desfralde é o fato de a criança se sentir incomodada com a fralda, chegando a retirá-la por conta própria em alguns momentos.

A criança já avisa sobre suas necessidades?

Esse é um dos principais sinais de que está na hora de fazer o desfralde do bebê, pois significa que o pequeno já está ganhando consciência acerca do lugar correto para fazer as suas necessidades.

Vale lembrar que as crianças aprendem bastante pela imitação e, por isso, nessa etapa do desfralde, é importante que elas possam ver como é que se faz para usar o banheiro.

Dessa forma, as meninas podem aprender vendo a mamãe usando o banheiro. Já os meninos podem aprender vendo como o papai faz para usar o banheiro. Se existe um irmãozinho ou irmãzinha mais velho e que já sabe usar o banheiro, a criança também pode pegar a referência de como usar o vaso sanitário ou o penico, por exemplo.

O bebê já demonstra controle sobre suas necessidades?

aviso desfralde

Um dos principais sinais de que o bebê está pronto para o desfralde é o fato de conseguir controlar as suas necessidades durante o dia. Assim, se a criança consegue segurar o cocô ou o xixi por algum tempo e já apresenta uma certa regularidade nos horários em que faz isso, é hora de começar o desfralde.

Além disso, é importante ensinar a criança a dizer quando está com vontade de ir ao banheiro ou prestar atenção em seu comportamento. Normalmente as crianças costumam ficar quietinhas em um canto ou costumam se abaixar quando tem vontade de fazer xixi ou evacuar. Por isso, é preciso ter atenção a esse tipo de comportamento.

Como induzir o bebê ao desfralde?

Além de observar o comportamento da criança, os pais também podem induzir o desfralde do bebê de algumas maneiras, conforme explicaremos nos tópicos a seguir:

  • Deixar a criança algumas horas sem fralda: mesmo que a criança ainda não consiga identificar ou controlar as suas necessidades, é recomendado deixá-la sem fraldas por algumas horas, pois isso ajuda que elas se acostumem com a ideia de não usar a fralda;
  • Criar uma rotina de uso ao banheiro: busque entender os horários em que a criança costuma fazer suas necessidades e converse com ela para que avise quando for necessário usar o banheiro;
  • Recompensar diante de conquistas: lembre-se de parabenizar e estimular a criança sempre que ela tiver algum progresso, mesmo que seja pequeno, pois isso a ajuda a se sentir estimulada a continuar nesse processo;
  • Evitar roupas desconfortáveis: tenha cuidado na hora de escolher as roupinhas de bebê para usar nessa fase, pois elas devem ser confortáveis e, principalmente, fáceis de tirar, pois os escapes são comuns e, por isso, você precisará trocar essas roupas com mais frequência.

Ainda sobre as roupinhas, também é importante estimular a autonomia da criança, mostrando como ela pode se vestir ou se despir sozinha. Com isso, a etapa do desfralde se tornará muito mais tranquila.

Como fazer o Desfralde Noturno?

bebe dormindo

O desfralde do bebê já é uma etapa bastante complexa da vida dos pequenos, contudo, o desfralde noturno é especialmente desafiador, pois a maioria das crianças não consegue segurar a vontade de fazer xixi durante o sono profundo e, com isso, acabam se molhando durante a noite.

Por isso, a principal dica na hora de fazer o desfralde é começar pelo período diurno e, somente quando ele já estiver bem consolidado, partir para o desfralde noturno. Além disso, uma dica de ouro para o desfralde noturno acontecer com mais rapidez é estabelecer algumas regras, tais como levar a criança ao banheiro antes de dormir e evitar o consumo excessivo de líquidos pouco antes da hora de deitar.

Em todos os casos, é altamente recomendado que os pais não tentem acelerar o processo, pois isso pode trazer prejuízos para o desfralde ou mesmo atrasá-lo, trazendo consequências importante para o desenvolvimento da criança.

Sendo assim, evite brigar ou gritar com a criança se ela acabar fazendo cocô ou xixi na roupa. Tente seguir o ritmo da criança e não busque apressá-la. Na dúvida, busque apoio de um profissional pediatra para te acompanhar e dar as melhores orientações quanto ao desfralde.

E você, gostou dessas dicas de como realizar o desfralde do bebê? Então, aproveite e navegue um pouco mais em nosso site para receber outras orientações como essas.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.