icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

8 Dicas de Decoração de Quarto Infantil para 2022

Publicado em 09.12.2021 |
197 visualizações

A decoração de quarto infantil requer alguns cuidados para que possa garantir o bem-estar e a segurança dos pequenos. Muito além da combinação de cores, da escolha do mobiliário e dos recursos de iluminação, é preciso pensar em uma série de detalhes, pois esse é um ambiente que também será utilizado como refúgio para a criança na medida em que ela cresce.

Assim, se você está em busca de inspiração e dicas sobre como decorar um quarto infantil, está no lugar certo. A seguir, separamos alguns tópicos que te ajudarão a encontrar as melhores soluções para esse ambiente e que vão encantar a gurizada.

Dicas para Decoração de Quarto Infantil em 2022

Cansou da decoração do quarto das crianças e busca inspiração para acrescentar novos ares ao cômodo? Pois então chegou ao lugar certo. Hoje vamos te mostrar que com ações simples é possível acrescentar sofisticação e profissionalismo à decoração do quarto infantil. 

1. Invista em papéis de parede

Se a sua intenção é inovar totalmente na decoração de um quarto infantil, investir em um papel de parede pode ser a escolha certa. Isso porque eles são fáceis de aplicar e permitem renovar a decoração em poucos minutos, sempre que você quiser.

Além disso, você encontra no mercado papéis de parede com estampas 9+ divertidas e delicadas, que vão envolver a criançada e tornar o ambiente mais alegre e encantador.

Por isso, não deixe de considerar essa alternativa para ter um ambiente totalmente renovado com mais facilidade.

2. Prefira móveis ergonômicos e funcionais

Apesar de ser algo muitas vezes negligenciado pelos pais, a ergonomia dos móveis de um quarto infantil é algo de suma importância, pois é interessante que esses móveis consigam acompanhar o crescimento da criança. Caso contrário, você terá que trocá-los com frequência.

Um exemplo disso é quando você opta por inserir uma mesa de estudos no quarto da criança. Nesse caso, é interessante que esses móveis tenham regulagem de altura, pois, dessa forma, quando a criança crescer, ele pode continuar a ser utilizado por ela.

Além disso, você ainda pode investir em móveis que sejam funcionais, isto é, que agreguem alguma funcionalidade no quarto da criança. Nesse sentido, você pode encontrar móveis com duas ou mais funções, como as camas que já trazem uma mesa de estudo e armários embutidos.

3. Nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras são itens essenciais no quarto de uma criança, pois são ótimos lugares para guardar brinquedos, jogos, coleções e outros pertences da criança. Além disso, esses objetos também podem passar a fazer parte da decoração do quartinho.

Outro ponto positivo dos nichos e prateleiras é que eles são sempre úteis. Assim, mesmo quando a criança crescer, eles poderão ser utilizados para colocar objetos como porta-retratos, pôsteres e o que mais a criança quiser.

4. Cores em foco

Uma dica bastante útil para quebrar a monotonia na decoração de um quarto infantil é apostar em pontos focais com cores chamativas. Ou seja, se o quarto é predominantemente branco, aposte em objetos que “quebrem” essa cor e chamem atenção para um determinado ponto.

Nesse sentido, você pode usar diferentes objetos, tais como:

  • Revestimentos para portas com tons vibrantes e divertidos;
  • Persianas e cortinas coloridas;
  • Parede-lousa;
  • Bichinhos de pelúcia coloridos (se o seu filho não for alérgico);
  • Brinquedos coloridos etc.

5. Luminárias criativas

Um dos elementos mais importantes em uma decoração é a iluminação. Por meio dela, podemos mudar completamente a atmosfera do ambiente, tornando-o mais alegre ou sombrio. Assim, no lugar de utilizar soluções tradicionais de iluminação, como a lâmpada no meio do teto do cômodo, você pode apostar em outros objetos, como:

  • Lustres;
  • Luminárias;
  • Abajures;
  • Spots;
  • Iluminação de embutir;
  • Fitas de LED e muito mais.

Além disso, é importante ter atenção quanto a tonalidade das luzes que serão utilizadas no quarto da criança. Luzes amarelas trazem uma sensação maior de aconchego e calor. Já as luzes brancas possuem um tom mais frio e sério.

6. Elementos de segurança

Ao decorar o quarto de uma criança, independentemente da sua idade, é importante que os pais busquem garantir a segurança dos pequenos nesse ambiente. As crianças menores precisam de cuidados ainda mais específicos para evitar que ocorram acidentes ou até mesmo fatalidades.

Nesse sentido, no caso de crianças pequenas ou bebês, o ideal é investir em telas para as janelas, protetores de tomadas, grades para berços e protetores de quinas. Já para as crianças em geral, é interessante investir em pisos com revestimentos antiderrapantes para garantir que elas não sofram quedas ao correr, dançar e brincar.

Tapetes são uma excelente opção na decoração de um quarto infantil, pois, além de proteger os pequenos no caso de quedas, eles também criam um ar de aconchego para lá de especial.

7. Organizadores e baús

Em um quarto infantil, não podem faltar lugares para guardar os brinquedos e outros objetos da criança. Por isso, investir em organizadores e baús pode ser uma excelente opção, pois, além de práticos, eles ajudam a manter o ambiente mais organizado.

Além disso, você ainda pode ensinar os seus filhos a guardar os brinquedos sempre no lugar após as brincadeiras e já criar um senso de organização nos pequenos. Se você não tiver muito espaço, também pode apostar em prateleiras mais baixas ou em móveis planejados para isso.

8. Enxoval

Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de falar do enxoval na decoração de um quarto infantil. Isso porque as peças como roupas de cama devem combinar com o restante da decoração e torná-la ainda mais especial.

Nesse sentido, invista em tecidos de qualidade e com diferentes padrões e estampas, conforme o gosto da criança e de modo que crie uma harmonia com o restante da decoração. 

Você também pode investir em cores diferentes para elementos que são trocados com frequência, como cobertores, capas de almofadas, mantas e futons.

Fotos de Quartos Infantis Decorados

Vamos sair da teoria e entrar um pouquinho na prática! Papai e mamãe, hora de se inspirar com alguns dos projetos mais fofos e criativos do universo infantil.

Imagem 1 - Utilize brinquedos na composição

Seu filho(a) deve ter um personagem favorito ou um gosto específico para determinados brinquedos. Na hora de criar a composição os pais podem apostar nos brinquedos como integrantes da decoração, dando, de fato, um ar infantil para o espaço.

Imagem 2 - Livros na decoração do quarto infantil

Que tal elaborar um cantinho da leitura? Criar pequenos ambientes dentro do cômodo faz parte da decoração. Aqui, um nicho com os livros preferidos do pequeno dominaram a sessão.

Imagem 3 - Nichos para organizar e decorar

Organizadores, nichos, cestos, baús e vários outros itens são utilizados para decorar e organizar o quarto infantil. Escolha a opção que mais condiz com o visual do quarto e faça os testes!

Imagem 4 - Quarto infantil clean, sem excessos

E se você preferir discrição e organização, nada melhor que seguir o estilo de decoração minimalista. Aqui temos um belo exemplo de como é possível obter conforto e aconchego sem precisar apelar para tantos elementos visuais.

Imagem 5 - Decoração para quarto infantil de menino

Olha só quantas ideias de decoração de quarto infantil em uma única foto. O menino aqui é apaixonado por futebol e isso é expresso através de vários elementos: papel de parede, quadros, almofadas e até mesmo o sofá. 

Imagem 6 - Decoração para quarto infantil de menina

Quarto infantil vibrante e feliz. Expressa muito bem a alegria dessa fase.

Imagem 7 - Simples e divertido

Poucos elementos decorativos presentes, mas todos muito bem selecionados para dar alegria ao espaço. Almofadas animadas em tom branco, com sobreposição do cinza. Já os macaquinhos, juntamente com o polvo, trazem cor e quebram a sobriedade do cenário.

Imagem 8 - Selecione itens especiais para compor a decoração

Ao invés de colocar vários elementos numa determinada composição, experimente optar sempre pelos itens mais singulares. Aqui, uma mesinha com uma cadeira pra lá de rústicas que deram um charme a parte para o cenário.

Imagem 9 - Quadros na decoração 

Paredes podem sim ficar vazias e receber somente cores, mas porque não aproveitá-la melhor ao lado de adornos que podem ser pendurados na parede? Quadros são excelentes aliados da decoração.

Imagem 10 - Texturas agregam profissionalismo

Texturas são poderosos elementos para acrescentar profissionalismo à decoração e exemplo disso é a parede aos fundos com textura de tijolos. A madeira do berço, as barras e fios expostos.. tudo isso confere diferentes sensações e, juntas, criam harmonia ao espaço.

Imagem 11 - Parede lousa para diversão

 

Que tal selecionar uma parede do quarto infantil para receber demão de tinta lousa? O resultado, além de belo, também dá asas a imaginação das crianças, auxiliando no aprendizado.

Conclusão

Decorar um quarto infantil não é uma tarefa simples, mas não há nada que pague o sorriso da criança ao se divertir em seu quarto, não é mesmo?

Por isso, aproveite todas essas dicas que trouxemos ao longo deste artigo e faça o seu melhor na hora de decorar o quartinho de seus filhos.

Não se esqueça de contar para a gente como ficou aqui nos comentários.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.