icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Maternidade

Mãe de Primeira Viagem: Dicas sobre Maternidade

Publicado em 29.09.2021 |
7 visualizações

A chegada do primeiro filho é um momento emocionante, mas que também pode gerar uma série de medos e dúvidas em quem se tornará uma mãe de primeira viagem. Quanto mais perto da data do parto, maiores são esses receios. Além disso, cresce a ansiedade para que tudo saia conforme o planejado.

Após o nascimento, tem início uma nova etapa na vida da mamãe, que agora terá que aprender a lidar com as constantes dúvidas que envolvem cuidar de uma criança tão frágil e pequena.

As pessoas mais próximas tendem a querer ajudar nesse momento, todavia, com tanta gente dizendo coisas diferentes ao mesmo tempo, isso pode acabar contribuindo para gerar um sentimento de insegurança, o que atrapalha um pouco mais as coisas.

Contudo, apesar de toda a ansiedade e a tensão que tudo isso pode gerar, é importante que você se lembre de que é sim possível ser uma ótima mãe de primeira viagem, pois há muitas dicas que você pode seguir para se sair bem nesse momento.

Por isso, separamos neste artigo uma série de dicas importantes para te ajudar, seja ainda durante a gestação, nos cuidados após o parto e no cuidado com a própria mamãe. Afinal, para cuidar bem de seu bebê, é importante estar bem física e emocionalmente.

Mãe de Primeira Viagem: Dicas de Maternidade

plano de parto dicas mae primeira viagem

1. Elabore um plano de parto

Uma das dicas mais importantes para quem vai ser mãe de primeira viagem é elaborar um planejamento para que o parto ocorra da maneira mais tranquila o possível e sem surpresas.

Por isso, é necessário que a mamãe defina, já no princípio da gestação, um plano para quando chegar a tão esperada hora do parto.

Nesse sentido, é indispensável definir alguns pontos tais como:

  • O parto será natural ou cesáreo?
  • Alguém irá acompanhar o parto?
  • Onde será feito o parto (em casa ou no hospital)?
  • Você precisa de uma doula?
  • Em caso de parto natural, em qual posição deseja dar à luz?

Essas são apenas algumas questões importantes que precisam ser pensadas e definidas para que você tenha mais tranquilidade nesse momento tão marcante na vida de toda mãe.

Outra dica que cabe aqui é visitar as maternidades que estão disponíveis e escolher aquela que mais te agrada. Em alguns casos, as mamães conseguem, ainda, escolher quem será o obstetra responsável pelo parto.

Tudo isso deve ser definido o quanto antes, preferencialmente ainda na primeira metade da gestação. Isso porque, quanto mais próximo da data do parto, mais ansiosa e mais cansada estará a mãe, o que pode dificultar a elaboração desse planejamento.

preparativos enxoval bebe mae primeira viagem

2. Elabore uma lista de compras

Fazer o enxoval do bebê é um momento muito especial, principalmente para quem será mãe de primeira viagem. Todavia, há casos em que as pessoas se empolgam e podem acabar comprando mais coisas do que o necessário ou, até mesmo, produtos que nunca serão usados.

Por isso, apesar da empolgação que é comprar as coisinhas que seu filho usará em breve, tenha cuidado na hora de fazer isso. A dica, portanto, é elaborar uma lista de compras, com aquilo que é essencial para os primeiros dias e meses de vida da criança, tais como roupas, acessórios e produtos de higiene.

Não se preocupe em comprar tudo de uma vez, mas é recomendado que você já comece a adquirir algumas coisinhas antes do começo do último trimestre da gestação. Isso porque, caso o bebê venha antes do tempo normal, você já estará preparada. Além disso, os últimos meses da gestação devem ser de descanso para a mamãe.

dicas primeiro bebe

3. Descanse

As últimas semanas que antecedem o parto são momentos de grande ansiedade para a mamãe e, por isso, muitas mulheres têm dificuldades para dormir ou mesmo descansar nesse período. Todavia, é muito importante que a mamãe procure descansar o máximo possível nessa etapa final da gestação.

Isso porque a mulher precisa de muita energia durante o parto e, em seguida, nas primeiras semanas de vida do bebê em casa, pois a rotina de cuidar de um recém-nascido pode ser bem cansativa.

Por isso, é essencial que a mamãe busque descansar o máximo possível nas últimas semanas e que aprenda a encontrar momentos de descanso nas primeiras semanas de vida do bebê, pois crianças pequenas choram – e muito – e isso pode afetar o descanso da mamãe.

pedir ajuda duvidas de mae

4. Peça e aceite ajuda

Quando o assunto é cuidar de um bebê, nenhuma mulher precisa bancar a super-heroína e achar que dá conta de fazer tudo sem a ajuda de ninguém. Na verdade, nesse momento tão importante na vida de uma mulher, é conveniente que ela conte com as pessoas que estão ao seu redor e que podem ajudar com algumas tarefas enquanto ela se recupera do parto.

Nesse sentido, o pai da criança, parentes e amigos mais próximos podem ser de grande valia, pois podem ajudar na cozinha, nas compras, na arrumação da casa ou mesmo nos cuidados com a criança.

Pedir ajuda não é motivo para ter vergonha ou algo que deve ser evitado a todo custo. Na verdade, quando você recebe ajuda para realizar as tarefas do dia a dia, você consegue descansar mais e, consequentemente, estará mais disposta e tranquila na hora de cuidar do seu bebê.

saude dicas mae primeira viagem

5. Cuide de sua saúde física e emocional

Apesar de toda a mudança na rotina que pode ser causada pelo nascimento de uma criança, é importante que a mãe de primeira viagem também busque cuidar de sua saúde física e mental em meio a esse turbilhão de mudanças.

Assim, a dica é tentar dormir o suficiente quando possível, fazer atividades físicas permitidas pelo médico, meditar e interagir com as pessoas, dentre outras coisas que você pode fazer para te ajudar a manter a cabeça no lugar e o corpo ativo.

Lembre-se de ir a todas as consultas que estão marcadas e de fazer todos os exames que serão solicitados pelo médico para saber se está tudo bem com a sua saúde após o parto. Seguindo essas dicas, você se manterá plena e terá mais vigor para cuidar de seu bebê.

amamentacao dicas mae primeira viagem

6. Busque informações e aprenda sobre a amamentação

A amamentação é um dos momentos mais mágicos para a mamãe e responsável por criar laços com o filho que durarão para sempre. No entanto, amamentar nem sempre é uma tarefa simples, pois pode ser cansativa e, em alguns casos, até mesmo frustrante.

Por isso, é importante que a mãe de primeira viagem busque se informar sobre a amamentação, seja com um médico, um enfermeiro ou mesmo com uma doula. Ainda na maternidade, busque praticar e tire todas as suas dúvidas antes de ir com o bebê para a casa.

A SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a amamentação deve ser feita sob livre demanda, isto é, o bebê deve ser amamentado sempre que tiver fome. Assim, é importante buscar o máximo de informações sobre amamentação para que tudo corra da maneira mais simples possível.

curtir o bebe dicas mae primeira viagem

7. Aprenda a curtir ao máximo o seu bebê

Cuidar de uma criança não é uma tarefa simples, mas sim algo que exige bastante da mamãe e do papai. No entanto, apesar de todas as dificuldades envolvidas, tenha em mente que o tempo passa muito rápido e que cada momento vivido com seu filho é único, pois não se repetirá jamais.

Nesse sentido, saia para passear com seu bebê sempre que possível, aprenda a entender os anseios da criança, releve o choro, aprenda a lidar com as cólicas dos pequenos, amamente... enfim, cuide do seu filho pensando que essa criança em breve irá crescer e que aqueles momentos lindos com o seu filho no colo uma hora simplesmente deixarão de existir.

A primeira infância é uma fase cheia de desafios, mas também é uma fase linda e super importante para mamães e papais, principalmente os de primeira viagem. Por isso, aprenda a curtir ao máximo o seu bebê em cada etapa de seu desenvolvimento e não fique ansiosa pela próxima etapa. Com o passar do tempo, você sentira saudades de cada dia que passou.

Por fim, que tal compartilhar este conteúdo com outras mamães de primeira viagem que estejam precisando de algumas dicas?

Esperamos que o conteúdo aqui disposto tenha sido útil e que você tenha aprendido algo valioso com ele.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.