icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Festa Infantil: Como fazer, Dicas, Decoração e Imagens

Publicado em 05.02.2022 |
677 visualizações

A festa infantil é um evento cheio de alegria, pois é uma data normalmente muito aguardada pelas crianças, que aproveitam a oportunidade para se divertir e brincar com os amiguinhos e com a família. Por isso, é importante que você cuide para tornar esse momento inesquecível.

Como fazer uma Festa Infantil

Independentemente se a festa infantil será realizada em casa ou em um buffet, existem algumas dicas básicas sobre organização de festas que você precisa seguir para que o evento seja um sucesso. Dessa forma, você precisa ter um controle sobre qual o tema da festa, quais serviços precisam ser contratados, ideias de decoração e, por fim, o controle dos gastos para não acabar gastando além do que você pode.

Um planejamento prévio é a melhor forma de evitar erros na hora de organizar uma festa de criança e, pensando nisso, vamos te ajudar trazendo um resumo de tudo o que você precisa saber sobre como organizar uma festa infantil de sucesso.

Comece definindo o número de convidados

O primeiro passo ao começar a planejar uma festa infantil é definir o número de convidados que serão chamados para o evento. A partir daí, você já consegue saber se será uma festa cara ou barata, pois, apesar de não ser uma regra, quanto mais convidados, maior o custo com a alimentação, as bebidas e com o tamanho do espaço que será usado para o evento.

Além disso, a maioria dos buffets cobram de acordo com o número de convidados. Então, quanto mais gente for chamada para a festa, mais cara ela pode ficar. Assim, saber o tamanho da festa que você deseja organizar é um passo fundamental para que ela tenha sucesso.

Defina o local 

A data e o local da festa devem ser definidos com certa antecedência, de preferência entre dois e três meses antes da sua realização. Isso porque os pais das crianças que serão convidadas também precisam de tempo para se organizar e comprar a roupa infantil que seus filhos irão vestir na festinha, além de um belo presente.

Na hora de escolher a data, também é importante que você tome cuidado para não escolher um dia que seja feriado ou uma data que entre em conflito com algum outro evento importante, pois isso pode fazer com que muitos dos seus convidados acabem não comparecendo ao evento.

Já na hora de definir o local, tenha em mente duas coisas: o quanto você pode gastar e quantos convidados serão chamados. Além disso, é interessante que você visite os locais que podem ser escolhidos para a sua festinha com antecedência para verificar a sua estrutura (cozinha, banheiros, espaço etc.), pois isso também interfere no sucesso do seu evento.

Festa infantil ao ar livre

É muito comum que os pais escolham lugares abertos para fazer uma festa infantil. Lembre-se de se atentar ao clima e evitar esse tipo de eventos durante o período chuvoso. Em dias de muito calor, tenha cuidado para vestir a criança com roupinhas leves e que não limite seus movimentos.

Festa infantil na escola

A criança passa muito tempo na escola e, por isso, muitos de seus amiguinhos estão por lá. Por isso, uma boa opção é fazer a festinha na escola e, assim, aproveitar a companhia das demais crianças.

Festa infantil na piscina

Essa é uma ótima opção para os dias de calor, mas requer uma atenção especial por parte dos responsáveis para evitar possíveis acidentes.

Festa infantil em casa

As festas em casa são muito comuns, principalmente em tempos de distanciamento social. Elas podem ser mais fechadas (voltadas apenas para a família) ou podem ser eventos maiores, em que você chama todos os amiguinhos da criança.

Defina um tema da decoração da Festa

Escolher o tema de uma festa infantil é um dos maiores desafios que você pode enfrentar. Isso porque as crianças costumam ter muitos interesses diferentes. Além disso, a enorme quantidade de opções de tema acaba não ajudando muito nesse processo.

Assim, a dica é pesquisar bastante sobre ideias de temas para festas infantis e escolher as que mais chamaram a sua atenção. Além disso, se a criança já for maiorzinha, você pode conversar com ela e pedir para que escolha o tema que mais lhe agrade.

A seguir, separamos alguns dos temas mais comuns para festa infantil para você se inspirar. Confira:

15. Festa Infantil com tema Safari

Safari é um dos temas preferidos dos pequenos, pois adoram os grandes animais da floresta e a magia que esse tema possui.

14. Festa infantil com tema fazendinha

O tema fazendinha também está em alta e faz um grande sucesso com a criançada. Você pode marcar sua festa em um local com animais de verdade, o que deixa tudo ainda mais divertido.

13. Festa infantil com dois temas

Não consegue escolher entre dois temas? Faça uma festa com ambos! Você também pode usar dois temas quando a festa é para duas crianças com gostos diferentes. Capriche na criatividade.

12. Festa infantil princesas Disney

As festas com o tema princesas Disney é sucesso garantido entre as meninas. Não se esqueça de perguntar para a criança qual a sua princesa favorita e capriche na fantasia.

11. Festa infantil do Hulk

O tema de um dos super-heróis mais fortes do universo Marvel faz um enorme sucesso entre os meninos e, por isso, não é difícil encontrar objetos do Hulk para montar uma dela decoração.

10. Festa infantil do Naruto

Considerado um dos animes de maior sucesso do mundo, Naruto é uma excelente escolha para crianças que curtem esse tipo de história.

9. Festa infantil do Batman

Muitas crianças são fãs do homem-morcego e, por isso, o tema Batman também é uma ótima pedida para a sua festa infantil.

8. Festa infantil do Flamengo

Se o pequeno é apaixonado pelo mengão, então uma festa com o tema do time do coração com certeza será um grande sucesso. Já se a criança torce para outro time, você pode fazer uma festa decorada com as cores desse time.

7. Festa infantil dos Minions

O tema Minions também é certeza de sucesso. Isso porque os engraçados bonequinhos amarelos fazem um grande sucesso entre a criançada.

6. Festa infantil super-herói

Se a criança adora super-heróis, então nada melhor do que fazer uma festa com o tema dos heróis favoritos.

5. Festa infantil dinossauros

É até difícil entender o fascínio que algumas crianças têm pelos dinossauros. Fazer uma festa com esse tema não é difícil e você encontra muitos materiais para montar uma decoração incrível.

4. Festa infantil da Arlequina

A personagem de personalidade forte e inimiga do Batman no universo DC também está entre os temas que podem ser escolhidos para uma festa infantil.

3. Festa infantil da Moana

Se a criança curte o filme da Moana, então esse é um ótimo tema para a sua festa. O legal é que existem muitos elementos que você pode usar na decoração.

2. Festa infantil da Barbie

As meninas adoram a Barbie e, por isso, as festinhas com esse tema costumam ser um grande sucesso.

1. Festa infantil da Frozen

A rainha da neve também marca presença por aqui, pois o tema Frozen também é um dos queridinhos das crianças na hora de preparar uma festa infantil.

Montando uma festa infantil simples e barata

Se você precisa economizar e não quer gastar muito para fazer uma festa infantil, saiba que existem diversas maneiras de preparar uma festinha linda, com decoração, bolo, comidas e bebidas, tudo isso sem ter que desembolsar rios de dinheiro.

Nesse sentido, a primeira dica para quem quer economizar é fugir dos buffets e tentar fazer a festinha em casa mesmo, usando o espaço que você tiver disponível. Até porque espaços maiores precisam de um número maior de elementos para fazer uma boa decoração.

Por isso, se você quer saber como preparar uma festinha infantil simples e barata, confira as dicas especiais que separamos para você montar uma festa de sucesso.

Monte uma lista com os preparativos

O primeiro passo para quem deseja economizar é fazer uma listinha com tudo o que será preciso comprar para fazer a festa infantil. Nesse sentido, você pode incluir nessa lista a decoração, as comidinhas, as bebidas, as lembrancinhas e tudo mais que você precisará para a festa.

Não se esqueça de fazer uma lista com os convidados, que não devem ser muitos se o espaço disponível for muito pequeno. Nesse sentido, vale a pena fazer uma festa apenas para a família e para os amiguinhos mais próximos da criança.

O look da criança também é importante e deve ser planejado com antecedência. Nesse sentido, procure uma roupinha que a criança goste e que tenha relação com o tema da festa.

Fuja dos personagens 

Apesar de ir contra as sugestões de temas que trouxemos acima, quem precisa economizar na hora de fazer uma festa infantil deve fugir dos personagens. Isso porque os produtos licenciados desses personagens costumam ser mais caros em razão dos direitos da marca, o que é totalmente incompatível com a ideia de economizar.

Assim, a dica é conversar com a criança sobre isso e tentar convencê-la a fazer uma festa diferente, que pode ser usando cores e objetos que façam referência a esse personagem, mas sem usar a sua imagem.

Como exemplo, no lugar de usar o Homem-Aranha como tema de sua festa, você pode utilizar objetos nas cores vermelho e azul, além de usar algodão, barbantes ou outros elementos para simular teias de aranha.

Balões

Os balões são itens indispensáveis em festas infantis e fazem a alegria da criançada. Além de possuírem um valor acessível, eles permitem que você monte arcos, flores e outras figuras somente usando balões, o que dá um charme todo especial para a festinha.

Você também pode aproveitar todos os formatos e texturas nos quais os balões são feitos para deixar a sua decoração ainda mais bonita. Nesse sentido, tente usar balões metalizados, com bolinhas, em formatos de letras ou números para dar aquele charme especial.

Painéis coloridos

Os painéis são ótimos para colocar atrás da mesa do bolo e se tornam um ótimo cenário para fotos durante a festinha. Você pode fazer um painel de uma maneira simples e rápida, usando uma série de materiais como tecidos, papel crepom, balões, cartolinas, EVA e muito mais. Aqui, a dica é apostar em sua criatividade e montar o painel mais bonito possível.

Mesa do bolo

Outro elemento de grande importância em uma festa infantil é a mesa do bolo, que também costuma trazer as lembrancinhas e doces que serão servidos durante a festa. Por isso, a dica aqui é caprichar no bolo, que é o elemento principal da mesa, além de espalhar os docinhos e enfeites de uma forma harmoniosa. Não se esqueça de usar uma toalha bonita ou saia de mesa, contudo, na falta destes, você também pode usar papel crepom ou TNT, que são baratos e fáceis de encontrar.

Lembrancinhas

As lembrancinhas são um elemento importante em toda festa infantil, mas você pode economizar ao fazer as embalagens usando materiais reciclados, como caixinhas de leite vazias. Além disso, lembre-se de oferecer lembrancinhas com brinquedinhos ou guloseimas para as crianças, pois elas adoram.

Luzes

A iluminação pode dar um charme para lá de especial à sua decoração e, por isso, é importante caprichar nesse quesito. Assim, se o objetivo é economizar, você pode utilizar pisca-piscas (aqueles de Natal) para compor a decoração e deixá-la ainda mais bonita.

Arranjos

Os arranjos de mesa não são indispensáveis, mas dão um charme todo especial na decoração de uma festa infantil. Assim, se o objetivo é economizar, você pode fazer seus próprios arranjos de mesa usando materiais recicláveis. Na internet existem diversos tutoriais para fazer um arranjo de mesa perfeito.

Músicas para festa infantil

Por último, mas não menos importante, você deve caprichar na playlist que tocará durante a festa infantil. Nesse sentido, você pode escolher as músicas que tenham relação com o tema da festa ou que sejam as preferidas da criança. Ah, e cuidado para não colocar músicas que não sejam apropriadas para a idade da criança, mesmo que existam adultos presentes na festa.

E você, o que achou dessas dicas de como preparar uma festa infantil? Tem alguma dúvida ou gostaria de compartilhar sua experiência com os demais leitores? Então, não se esqueça de deixar seu comentário ao final da página e compartilhe este post com as pessoas que também estão com dúvidas sobre como preparar uma festa.

Fonte(s): Ideias Decor, Casa Pratica Qualitá, Decor Fácil.
 

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.