icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Guarda Roupa Infantil: Modelos, Como Organizar e + 50 Inspirações

Publicado em 07.03.2022 |
370 visualizações

A atenção aos detalhes na hora de montar um quarto de criança é fundamental e, nesse sentido, é muito importante que os pais saibam escolher um bom guarda-roupa infantil, pois, além de normalmente ser o maior móvel desse ambiente, ele servirá para guardar a maioria das roupinhas e objetos da criança. Assim como a maioria dos móveis para quartos de crianças, o armário infantil também pode ser encontrado em diversos tipos, tamanhos, temas e estilos, sendo que cabe ao papai e a mamãe escolher aquele que melhor atende às necessidades dos pequenos.

Acontece que essa escolha nem sempre é simples, pois, quando temos muitas opções a nossa disposição, é comum que surjam dúvidas ou uma situação de indecisão na escolha de um modelo. Por isso, ao longo deste artigo, tentaremos trazer um pouco de luz para esse assunto explicando, com detalhes, tudo o que você precisa saber sobre os tipos de guarda-roupa infantil disponíveis no mercado.

Guarda Roupa Infantil: organização com estilo

Se você chegou até aqui, saiba que está no caminho certo. Isso porque a escolha do guarda-roupa infantil perfeito para o quarto de seu filho requer muita pesquisa para que você possa conhecer todas as possibilidades e venha a se familiarizar com o tema.

Dessa forma, no lugar de entrar na primeira loja e escolher o primeiro armário que aparecer na sua frente, você deve parar um pouquinho, pesquisar sobre o tema, analisar o espaço disponível e verificar se o modelo escolhido atende às necessidades, tanto dos pais quanto da criança.

Nesse sentido, nem sempre aquele armário infantil lindo que você viu na loja pode ser o mais adequado para o quarto de seu filho. A depender do espaço que você tem disponível em sua casa ou de como você gosta de organizar as roupas da criança, pode ser que você precise abrir mão de um modelo bonito para escolher um que seja mais funcional.

Há, ainda, alguns casos em que se faz necessário contar com uma cômoda infantil, que é um móvel que vem para auxiliar o guarda-roupas e é ótimo para guardar uma série de peças de roupas infantis, como as do tipo conjunto infantil, cuecas e meias dos pequenos.

Assim, confira, a seguir, alguns dos principais modelos de guarda-roupa de criança que você pode encontrar no mercado e escolher para o quarto de seu filho.

Modelos de Guarda Roupa Infantil

A grande variedade de tipos e modelos de guarda-roupa infantil disponíveis no mercado pode, na maioria das vezes, acabar confundindo os pais que procuram por esse móvel para o quarto de seus filhos. Todavia, saiba que escolher o móvel ideal pode ser mais simples do que você imagina.

Para isso, primeiramente é necessário avaliar a sua necessidade, o espaço que você tem disponível no quartinho e qual é o seu gosto em relação a esses móveis. Ter a medida exata do armário é muito importante, pois, dessa forma, você evita que ele não caiba no quarto ou mesmo que acabe nem entrando em sua casa ou apartamento.

Por isso, te convidamos a conferir conosco uma breve explicação sobre cada um dos principais modelos de guarda-roupa infantil disponíveis no mercado.

Guarda-roupa infantil montessorianos

Também conhecido como guarda-roupa infantil pequeno, esse tipo de móvel possui como característica ser mais baixo, geralmente no tamanho da criança. Com isso, a sua principal vantagem é estimular a independência dos pequenos, que conseguem alcançar tudo o que querem se a necessidade de chamar um adulto para pegar um objeto que está no alto do armário.

Guarda-roupa infantil planejado

Os móveis planejados possuem muitas vantagens, logo, não seria diferente quando falamos de um armário infantil.

O guarda-roupa infantil planejado é fabricado conforme as medidas disponíveis e a necessidade dos pais e da criança. Dessa forma, ele pode ter o seu espaço otimizado, com a criação de prateleiras e cabideiros específicos, além de gavetas e muito mais. 

Além disso, esse tipo de guarda-roupa costuma ter uma grande durabilidade, isso quando feitos com madeiras resistentes. Em alguns casos, eles costumam durar até que a criança atinja a fase adulta.

Guarda-roupa infantil modulado

O guarda-roupa infantil modulado é aquele modelo que normalmente encontramos nas lojas de varejo e em sites na internet. Eles são fabricados em materiais um pouco menos resistentes do que os planejados e possuem uma construção padronizada.

Por conta disso, eles são mais baratos e acessíveis, mas é preciso ter cuidado ao comprar esse tipo de armário, pois o ambiente deve ser medido previamente e você deve ter certeza de que as medidas do guarda-roupas são compatíveis com o espaço disponível.

Existem modelos com uma, duas e até três portas para quartos infantis. A vantagem aqui é que esse tipo de guarda-roupa costuma ter muitos espaços para armazenar as roupinhas da criança, como blusas, calças, moletons, conjuntos e muito mais.

Guarda-roupa com cômoda infantil

A cômoda é um móvel auxiliar muito útil em um quarto de criança. Isso porque ela aumenta o espaço disponível para guardar roupas e objetos dos pequenos, sendo que algumas ainda podem ser utilizadas como trocador para bebês.

Existem guarda-roupas infantis com cômoda integrada, contudo, o mais comum é comprar esses móveis separados, pois isso dá uma maior flexibilidade na hora de compor o ambiente.

Guarda-roupa infantil na cama

Esse é outro modelo muito prático e que combina muito com quartos pequenos. Nele, a cama é integrada ao guarda-roupa infantil, sendo que os dois móveis formam um só. A vantagem disso é que você ganha espaço no quarto, além do fato de que fica parecendo que você comprou um móvel planejado.

Alguns modelos são ainda mais completos e podem incluir uma pequena mesinha para estudos ou uma penteadeira. 

Guarda-roupa infantil com espelho

O guarda-roupa infantil com espelho é muito prático no dia a dia e também é ótimo para crianças mais vaidosas, que gostam de se olhar no espelho antes de sair para ver se estão bem arrumadas.

A maioria dos modelos desse tipo traz um grande espelho, que pode cobrir uma ou mais portas. Já outros modelos podem trazer um espelho interno.

Todavia, aqui o cuidado deve ser em adquirir um móvel de qualidade, pois, como estamos falando de um vidro pesado, temos que ter em mente o risco de que haja um acidente com a criança, visto que o espelho mal colado pode se soltar e quebrar, ocasionando cortes e lesões.

Guarda-roupa infantil pequeno

Há quem prefira adequar os móveis do quarto da criança de acordo com o seu crescimento e é nesse sentido que o guarda-roupa infantil pequeno entra em cena. Com ele, crianças menores podem se sentir mais independentes, pois conseguem alcançar objetos que estão no móvel com mais facilidade, sem a necessidade de chamar um adulto.

Guarda-roupa infantil meninas

Em um quarto de menina, a decoração deve ter a cara da criança. Por isso, os pais devem comprar um móvel que seja adequado aos gostos da pequena e que combine com o restante do ambiente.

Assim, se você optou por usar o rosa no quartinho, saiba que é possível encontrar móveis em diversos tons de rosa e lilás, que ficam lindos nesse tipo de decoração. No entanto, se você prefere usar outras cores no ambiente, então a melhor opção é partir para o tradicional guarda-roupa infantil branco, que combina com qualquer estilo de decoração.

Guarda-roupa infantil menino

A escolha de um armário infantil para meninos segue a mesma lógica do guarda-roupas para um quarto de menina. Ou seja, tente adquirir um móvel que combine com os elementos e cores escolhidas para o quartinho, ou parta para o guarda-roupas branco, que é atemporal e combina com qualquer estilo.

Guarda-roupa infantil aberto (sem portas)

O guarda-roupas infantil aberto é uma excelente opção para quem busca por algo diferente para o quarto da criança. Por ser um modelo sem portas, ele se parece bastante com um pequeno closet, sendo que o acesso às roupinhas fica mais fácil com ele.

Além disso, os modelos abertos são completos, sendo que alguns trazem prateleiras e cabideiros em que você pode guardar com facilidade os conjuntinhos das crianças, além dos casaquinhos, roupas íntimas, meias e muito mais.

Como organizar o Guarda-roupa Infantil?

Existem vários métodos de organizar um guarda-roupa e essas ideias também se aplicam para o universo infantil. Um exemplo é organizar as roupinhas através de cores, ou tamanho. De fato, o guada-roupa serve para você criar filtros que facilitem sua rotina ao lado da criança.

1. Tire tudo e comece do zero

Primeira coisa, deixe todos os espaços à disposição para organizar o guarda-roupa do zero. Ao invés de deslocar as roupas de um lugar para o outro, coloque-as em cima da cama e comece a organizar do zero.

2. Separar as roupas por tipo

Com as roupas na cama, fica fácil organizar as pilhas. Defina o quê é conjunto de inverno e o quê é de verão. Separe as calças, as bermudas, os shorts, as camisetas, as peças íntimas e, depois de ter tudo organizado, vamos começar a organizar no guarda-roupa.

3. Cada roupa infantil tem o seu local

Jaquetas, bodies de bebê, macacões e peças jeans podem ser penduradas nos cabides por conta do seu volume. Deixá-las esticadas ocupa menos espaço do que se for tentar dobrar. Isso é algo que devemos levar em consideração antes de colocar as peças, pois caso contrário, podemos correr o risco de tomar decisões equivocadas.

4. Separar por tamanho

Utilizar as prateleiras do guarda-roupa para pilhas de peças é sempre uma boa ideia e você pode fazer isso utilizando como filtro o tamanho. Pilha de calça tamanho 4, outra pilha de tamanho 6. O mesmo para as camisetas e assim por diante. 

Essa dica é bem legal porque as crianças estão em fase de crescimento e é normal que as peças que um dia serviram, acabem por deixar de servir, e ao invés de ter que sair procurando um modelinho maior, você já tem tudo isso premeditado.

5. Aproveite bem as prateleiras

Dobras as peças e empilhar é o melhor modo de conseguir espaço, principalmente se seu modelo de guarda-roupa não tiver área de cabide, como um armário, por exemplo. Peças corriqueiras, como calças, moletom, camisetas, bermudas, shorts, devem estar em locais assim, pois são acessadas com frequência e exigem praticidade.

6. Gavetas

As gavetas, dependendo da quantidade, pode acomodar desde cuecas, calcinhas e meias, à outras peças de roupa dobradas e empilhadas para melhor acomodação. 

E você, gostou de conhecer os principais modelos de guarda-roupa infantil disponíveis no mercado? Ainda ficou com alguma dúvida? Então escreva para a gente no final da página e aproveite para compartilhar suas experiências com os demais leitores.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.