icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Listas

16 Melhores Brincadeiras de Criança: Siga o mestre é a favorita!

Publicado em 07.03.2022 |
955 visualizações

Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, não é difícil perceber que as crianças dessa nova geração são diferentes das de gerações passadas. As brincadeiras de criança têm sido cada vez mais deixadas de lado por conta do videogame, do celular e da internet, contudo, o que muitos pais não sabem é que elas são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos.

Apesar de o contato com a tecnologia ser uma parte importante da vida das crianças, os pais devem, desde cedo, despertar em seus filhos o valor do brincar. Isso porque as brincadeiras, sejam elas dentro de casa, na rua ou ao ar livre, são fundamentais para que as crianças possam interagir umas com as outras e que possam conhecer o mundo que as cerca. Além disso, brincar é uma ótima forma de desenvolver a autonomia, a criatividade e a imaginação dos pequenos.

melhores brincadeiras crianca

É pensando nisso que hoje vamos trazer uma lista com as 16 melhores brincadeiras de criança para você se divertir com seus filhos e fortalecer ainda mais o vínculo da família. Por isso, venha conosco e não deixe de conferir este artigo até o final.

Brincadeiras de Criança: a importância de brincar

Você sabia que grande parte da população brasileira não acredita que as brincadeiras de criança são algo fundamental para o desenvolvimento infantil? Para essas famílias, o brincar serve simplesmente como uma forma de a criança se divertir e passar o tempo, contudo, isso está completamente errado.

Segundo especialistas em desenvolvimento infantil, o ato de brincar é essencial para que a criança possa ter um desenvolvimento pleno, pois esse é um momento em que os pequenos podem estimular a sua imaginação e aprender a agir e reagir aos objetos e pessoas que participam da brincadeira.

O ato de brincar também permite desenvolver a força física dos pequenos, melhora a coordenação motora, ajuda a queimar calorias e faz muito bem para a saúde no geral. Isso é ótimo para tirar seus filhos do sedentarismo e ajudá-los a se tornar pessoas mais ativas na vida.

Se você tem um espaço aberto em casa, como um quintal, ele pode ser um ótimo lugar para as brincadeiras. Se não, experimente levar a criança para um parque, uma praça ou uma área verde em que ela possa brincar com segurança. Não se esqueça de vestir os pequenos com uma roupinha leve e confortável, principalmente se o dia for de muito calor. Além disso, lembre-se do bom e velho protetor solar para evitar queimaduras.

Tipos de brincadeira

Se existe uma coisa que não falta são variedades de brincadeiras de criança. Elas podem ser de diversos estilos, como aquelas que exigem aptidão física e a coordenação motora, como é o caso do famoso pega-pega ou as brincadeiras de pular corda. Há, ainda, as brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa, como o cabo de guerra, cabra-cega e siga o mestre, já outras que são ótimas para fazer ao ar livre, como jogar bola, esconde-esconde e caça ao tesouro.

Assim, para que você possa se inspirar e conhecer algumas das melhores brincadeiras de criança, confira, a seguir, a nossa lista:

16 – Pega-pega

pega pega brincadeiras

Essa é uma das brincadeiras mais tradicionais para crianças e, também, uma das mais simples de se organizar. A ideia é basicamente escolher um dos participantes para ser o “pegador”. Assim, enquanto os demais participantes fogem correndo, o escolhido tenta pegá-los.

Quem for pego agora deve passar a perseguir os demais até que todos tenham sido capturados. O último a ser pego é o vencedor.

Há, ainda, uma variação em que qualquer um que for pego passa a ser o novo “pegador”. Assim, não há vencedores ou perdedores, mas sim alguém que sempre estará perseguindo os demais.

15 – Esconde-esconde

brincadeiras crianca

Essa é uma ótima e divertida brincadeira que pode ser feita em casa ou ao ar livre, sendo indicada para crianças de todas as idades. Nela, uma pessoa deve fechar os olhos e contar até 30 (ou mais) enquanto os demais se escondem. Ganha quem não for encontrado e conseguir voltar para o ponto inicial da brincadeira e gritar: “1, 2, 3, estou salvo!”.

14 – Congela

pega congela brincadeir

O pega-pega congela é uma variação do pega-pega tradicional, mas com a diferença que as crianças que forem pegas precisam ficar paradas no lugar (“congeladas”) até que outro participante que não foi pego encoste em sua mão.

O jogo termina quando todos os participantes sejam congelados, sendo que o último a ser pego será o novo “pegador”.

13 – Bolhas de sabão

bolha de sabao brincadeira

A brincadeira com bolhas de sabão é bastante divertida e pode ser feita em todas as idades. A ideia aqui é preparar uma mistura de água e sabão e soprá-la com a ajuda de um canudinho ou algo semelhante para formar bolinhas de sabão coloridas, que voam pelo ar.

Você também pode usar um barbante amarrado em forma de laço em dois pedaços de gravetos ou desfazer um cabide e transformá-los em um fazedor de bolhas gigantes!

12 – Stop

jogo stop crianca

O stop (ou adedanha) é uma brincadeira muito divertida e que permite ampliar o vocabulário das crianças, além de testar os seus conhecimentos sobre o mundo. A ideia aqui é escolher uma letra do alfabeto por meio da soma dos números mostrados nas mãos de cada participante após alguém dizer “a – de – da – nha...” ou “1, 2, 3 e já”. 

Em uma folha de papel, os participantes devem fazer colunas e colocar um tema no topo de cada uma, como nome, animal, carro, fruta, objeto, profissão, time, artista etc. O valor que sair na adedanha representa uma letra do alfabeto (ex.: se sair 12, a letra será L, já se sair 10, a letra será J e assim por diante).

Escolhida a letra, os participantes devem escrever uma palavra para cada um dos temas nas colunas. Cada acerto vale 10 pontos. No final de cada rodada, deve-se somar os pontos de cada participante para definir o vencedor.

11 – Cabo de guerra

cabo de guerra brincadeira infantil

O cabo de guerra é uma brincadeira que permite desenvolver a força e o espírito de competitividade dos pequenos. Para isso, você só precisa de uma corda e dividir as crianças em dois times.
Cada time deve segurar uma ponta da corda. Ganha quem conseguir puxar o time adversário para além de uma linha traçada bem no meio de onde fica a corda.

10 – Acerte ao alvo com esponjas

alvo esponja criancas

Essa é uma brincadeira simples, mas muito divertida. Você só precisa de um balde com água, esponjas (dessas de lavar louça), giz e uma calçada.

Desenhe um alvo a uma certa distância de onde estão as crianças. Dessa forma, cada uma deve pegar uma esponja cheia de água e lançá-la em direção ao alvo. Ganha quem conseguir chegar mais perto do centro do alvo (ou acertá-lo em cheio).

9 – Soltar pipa

soltar pipa brincadeira

Brincar com o vento pode ser muito divertido, principalmente quando você empina uma pipa colorida.

Para isso, você precisará de um espaço aberto, como um parque, além de linha e uma pipa (que pode ser comprada ou feita pela própria criança com a ajuda dos pais).

Lembre-se que o dia deve ser de vento para que vocês consigam empiná-la. Além disso, tenha cuidado com lugares próximos de redes elétricas e não solte pipas próximos de postes, cabos de energia ou torres de transmissão elétrica.

8 – Guerra de balão

guerra balao crianca

Essa brincadeira é ótima para os dias de muito calor, pois é bastante refrescante! Você só precisa de balões (ou bexigas), uma torneira para enchê-los com água e pronto.

Divida as crianças em times (ou deixe que cada uma lute por si só). Em seguida, elas devem atirar as bexigas cheias de água umas nas outras.

Aqui não há vencedores ou perdedores, mas ganha quem conseguir se refrescar mais!

7 – Caça ao tesouro

caca tesouro brincadeira

Para brincar de caça ao tesouro, você precisará de algo para esconder (que será o “tesouro”) e muita criatividade. Você pode desenhar um mapa com dicas para que os pequenos encontrem o caminho até o tesouro ou pode ir dando dicas de onde procurar, dizendo “quente” quando estiverem perto do tesouro ou “frio” quando estiverem longe. Essa brincadeira também pode ser feita dentro ou fora de casa.

6 – Bola

jogar bola brincadeira

A bola é uma das brincadeiras preferidas das crianças de todas as idades. Com ela, os pequenos podem praticar uma série de esportes e atividades, como futebol, vôlei, queimado, handebol etc.
Além disso, também é possível simplesmente deixar a bola livre para que as crianças se divirtam correndo atrás dela, chutando, arremessando e por aí vai.

5 – Pular corda

pular corda brincadeiras crianca

Essa é outra brincadeira clássica e muito divertida. Você só precisa de uma corda e pelo menos duas pessoas (além da criança) para bater a corda.

Cada um segura em uma ponta da corda e a gira com o movimento do braço. Assim, a criança deve se posicionar ao centro da corda e pular a cada vez que ela passa por seus pés até que acabe errando o pulo e passe a vez para outra criança.

Existem muitas variações de brincadeiras que podem ser feitas pulando corda, por isso, vale a pena pesquisar para descobrir uma infinidade delas.

4 – Mata-soldado

queimada brincadeir

A brincadeira “mata-soldado” tem vários nomes ao redor do Brasil, sendo também chamada de “baleado”, “caçador” ou, com o seu nome mais popular: “queimado”.

Essa é outra brincadeira bastante popular e que só precisa de uma bola e de um campo aberto.

Assim, basta dividir as crianças em dois times, sendo que cada um deve atacar o outro com a bola, lançando-a contra um dos integrantes do outro time.

Os que forem acertados pela bola estarão “queimados” e devem aguardar até o fim da rodada para voltarem ao jogo.

3 – Amarelinha

amarelinha brincadeira criancas

A amarelinha é outra brincadeira clássica e foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Para brincar de amarelinha, basta desenhar casas numeradas de 1 a 10 no chão, sendo que a última casa será o “céu”.

Em seguida, a criança atira uma pedra em direção às casas e deve atravessar a amarelinha pulando, mas não pode pisar naquela em que a pedra parar. Ganha a criança que conseguir chegar no “céu” sem errar.

2 – Cabra-cega

cabra cega brincadeira

Nessa brincadeira, um dos participantes é vendado e deve tentar pegar os outros participantes sem que consiga saber onde eles estão. O objetivo aqui é que o participante vendado, ou seja, a “cabra-cega”, tente pegar algum dos outros participantes. Assim, aquele que for pego será a nova cabra-cega.

1 – Siga o mestre

siga o mestre

Essa brincadeira é bastante divertida e pode ser feita por crianças de todas as idades. Nela, o “mestre” deve fazer algum movimento e os demais deve imitá-lo com o máximo de fidelidade possível. 
As poses podem ser as mais variadas possíveis, o que inclui movimentos divertidos, gestos, cambalhotas, rodopios e muito mais. Também é uma ótima brincadeira para se fazer dentro de casa.

Bônus: mais brincadeiras

É lógico que não é só. E quem somos nós para ditar quais as melhores brincadeiras? A melhor brincadeira vai depender do gosto da criança, que pode pender para o lado esportivo, dando indícios que poderá ser um bom atleta, ou então para a parte lógica, indicando aptidão para resoluções e soluções de problemas.

  • Teatro fantoche: ótima opção para brincar com os pais. É possível confeccionar o fantoche desde o início, deixando a brincadeira muito mais divertida.
  • Massinha: massinha, slime, areia mágica são apenas alguns dos brinquedos dessa categoria. São divertidos e prendem bastante a atenção da criança;
  • Água: um banho de mangueira, pra quê coisa melhor? Pode ser até de chuva quando não houver o risco de temporal. Não tem coisa mais gostosa que aproveitar um dia assim em família;
  • Mímica: brincadeira divertida para fazer em casa em conjunto dos pais. Dá de usar mímica para adivinhação, valendo pontos para aquele que acertar;
  • Gincana: corrida do ovo, corrida do saco, dança das cadeiras.. são tantas as possibilidades que diversão não vai faltar;
  • Tinta: pintar uma tela, ou até mesmo uma parede do quarto infantil, são algumas das possibilidades para se divertir com as tintas. 

Roupas para brincar

Na hora de brincar, as crianças precisam se vestir de uma maneira confortável e que lhes traga segurança. Dessa forma, a brincadeira será muito mais proveitosa e os pequenos poderão se divertir sem correr o risco de cair ou de acabar se machucando.

roupas infantis brincar

É por isso que as roupas que devem ser usadas na hora das brincadeiras infantis devem ser de boa qualidade, feitas em tecidos que permitam uma maior liberdade de movimentos (como o algodão) e que deixem a pele respirar.

Além disso, as roupinhas não devem ser curtas demais, ao ponto de deixar o corpo da criança muito exposto, ou longas demais, de modo que a criança pode tropeçar na própria roupa ou acabar tendo ela presa em algum brinquedo ou objeto.

Assim, é super importante que você, papai ou mamãe, tenha uma atenção especial com essa questão das roupinhas, pois elas podem fazer uma diferença enorme na qualidade de vida de seus filhos.

E você, conhece alguma outra brincadeira de criança e gostaria de compartilhar com os demais leitores? Então, não se esqueça de deixar seu comentário ao final da página. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e que você possa se divertir bastante com os pequenos por meio dessas brincadeiras.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.