icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Sintomas de Gravidez: Quando a Barriga Começa Aparecer

Publicado em 06.04.2022 |
769 visualizações

Os sintomas de gravidez se manifestam de maneiras diferentes em cada mulher e, por isso, quem está com suspeita de gravidez ou tenta engravidar há algum tempo deve ficar atenta a eles. No geral, os sintomas mais característicos de uma gestação são causados pelas alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher, sendo que já podem ser percebidos desde os primeiros dias após o início da gravidez.

sintomas gravidez

É muito comum que a maior parte das mamães, principalmente as de primeira viagem, descubram que estão grávidas depois de passados vários dias ou semanas de gestação. Há, ainda, aquelas que só percebem quando a barriga começa a aparecer. Isso porque nem todas as mulheres fazem um controle frequente para verificar se estão grávidas, com exceção daquelas mulheres que já estão tentando engravidar há algum tempo.

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos um pouco mais sobre os sintomas de gravidez e sobre quando a barriguinha de grávida começa a aparecer. Dessa forma, você poderá tirar suas dúvidas e descobrir se o que você está sentindo pode ou não ser um bebê a caminho.

Sintomas de Gravidez: Tudo sobre os primeiros dias

quando ocorrem primeiros sintomas gravidez

Os primeiros dias de uma gestação podem ser marcados por alguns sintomas bastante específicos e comuns à maioria das mulheres. Entre eles, podemos citar o sangramento da nidação, que comumente é confundido com a menstruação. Nesse quadro, após a fixação do embrião no útero, fenômeno conhecido como nidação, a futura mamãe pode ter um sangramento.

Em seguida, também é comum que as mamães passem a perceber sintomas como sensibilidade nos seios, além de mudanças no paladar e no olfato. Os bicos dos seios podem parecer mais pontudos por conta do aumento hormonal. Também é comum que ocorra um aumento da temperatura corporal, principalmente na região do rosto, pés e mãos. A temperatura de algumas mamães também pode subir até o ponto de entrarem em um quadro febril, mas isso é causado por conta do aumento da progesterona no organismo.

Primeiros sintomas de gravidez

Além dos sinais que trouxemos acima, outros sintomas de gravidez que são comuns no início da gestação podem ser muito parecidos com aqueles que a maioria das mulheres apresenta durante o período menstrual. Nesse sentido, a mamãe pode sentir cólicas, dores na parte inferior da barriga, inchaço e alterações no humor.

enjoo gravidez

Algumas mulheres também podem apresentar um aumento na frequência urinária, o que é causado pela pressão que o útero e o endométrio, agora maiores, exercem sobre a bexiga. 

Essas alterações hormonais do início da gravidez também podem causar o aparecimento de espinhas hormonais. Também é normal sentir tonturas e se sentir extremamente frágil, capaz de chorar até mesmo com um comercial de margarina.

Todavia, é fundamental deixar claro que os sintomas de gravidez são diferentes em cada mulher. Por conta disso, é importante conhecer o próprio corpo e ficar atenta a qualquer alteração que possa surgir, sejam elas físicas ou psicológicas. Na dúvida, um teste de farmácia ou um exame de sangue podem confirmar ou não a gravidez.

teste gravidez positivo

O que é normal e o que não é normal no início da gestação

Quando o assunto são sintomas de gravidez, é importante que as mamães fiquem atentas para saber se o que está acontecendo no seu corpo é algo comum ou algo mais grave, que requer atenção médica ou até mesmo uma ação urgente.

Dessa forma, vamos elencar alguns dos sintomas considerados comuns e aqueles que precisam de uma atenção especial a seguir.

Sintomas comuns:

  • Pequenos sangramentos vaginais sem outros sintomas associados;
  • Dores abdominais leves;
  • Náuseas e vômitos intermitentes ao longo do dia;
  • Corrimento vaginal em pequeno volume, de coloração clara e inodoro;
  • Aumento da temperatura corporal.

enjoo sintoma gravidez

Sintomas que necessitam de avaliação médica:

  • Sangramentos vaginais volumosos e persistentes, com a presença de coágulos ou acompanhados de relevante dor abdominal ou pélvica;
  • Sangramentos em mulheres que já passaram por uma situação de aborto espontâneo;
  • Dores abdominais intensas e persistentes, bem como dores associadas a vômitos, febre, contrações uterinas e perda de líquido pela vagina;
  • Náuseas acompanhadas de vômitos intensos e incontroláveis, a ponto de impedir que a gestante se alimente ou beba líquidos de maneira adequada;
  • Contrações uterinas antes da hora;
  • Corrimento vaginal de odor forte, com aspecto purulento ou sanguinolento, além do corrimento em excesso;
  • Dor ao urinar;
  • Inchaço nas pernas acompanhado de dores de cabeça.

Quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez

A maioria dos sinais e sintomas clássicos de gravidez podem começar a aparecer bem no início da gestação. Alguns deles, como os enjoos, náuseas, sensibilidade nas mamas e aumento da frequência urinária já podem surgir entre duas e três semanas após a nidação. No entanto, isso varia de uma mulher para outra, sendo que algumas apresentam sintomas mais fortes, já outras nem esses sintomas apresentam.

Com quantos meses a barriga começa a aparecer

gravidez evolucao

Uma dúvida muito comum entre as gestantes é em quanto tempo aquela famosa barriguinha de grávida começa a aparecer. No entanto, isso varia muito de uma mulher para a outra, em razão de uma série de fatores, como o biotipo, o tempo de gestação, o peso corporal e por aí vai.

Contudo, é possível dizer que o normal é a barriga começar a crescer a partir do terceiro mês de gestação, sendo mais perceptível a partir do quinto mês (ou 20 semanas). Há mulheres que podem apresentar uma barriguinha mais característica antes disso, por volta da 16ª semana, principalmente aquelas que já tiveram filhos anteriormente, pois o corpo já está mais adaptado a essa condição de gravidez.

Mulheres com o quadril mais largo ou que estejam acima do peso podem levar um tempo maior para apresentar a famosa barriga de grávida. O importante aqui é fazer as consultas do pré-natal nas datas certas para acompanhar se o bebê está no peso e tamanho adequado, pois o tamanho da barriga pode ser uma simples questão física do corpo da mamãe.

Com quantos meses fazer o primeiro ultrassom

ultrasson gravidez

Nas primeiras semanas de gestação, o ultrassom ainda não é capaz de mostrar o bebê, que ainda é muito pequeno. A partir da 5ª ou 6ª semana, o médico já consegue observar a formação do saco gestacional, que é uma das primeiras fases do desenvolvimento do feto.

Sendo assim, o ideal é esperar um pouquinho mais para fazer o primeiro ultrassom, preferencialmente entre a 11ª e a 14ª semana, a não ser que a gestante apresente algum quadro clínico que recomende a realização do ultrassom antes disso.

Com quantos meses começar a montar o enxoval do bebê

enxoval bebe gravidez sintomas

Uma dúvida muito comum das mamães, principalmente as de primeira viagem, é sobre quando começar a montar o enxoval do bebê. Nesse sentido, o ideal é que a mamãe aguarde até pelo menos descobrir o sexo da criança, o que é possível já entre a 16ª e a 20ª semana de gestação.

Em seguida, a mamãe já pode começar a montar o enxoval e comprar as roupas infantis que deseja para o seu bebê nas cores que achar mais interessante. Além disso, também é a partir desse momento que muitas mamães escolhem as cores e o tema para o quartinho do bebê.

Uma dica importante nessa hora é não exagerar na quantidade de roupas de bebê para esses primeiros meses de vida da criança. Isso porque o neném cresce muito rápido nos primeiros meses de vida e, por isso, acabará perdendo as roupinhas menores, principalmente as de tamanho recém-nascido.

Além disso, é muito comum que as mamães recebam presentes como bodies e macacões para bebê e isso diminui a necessidade de comprar essas peças. Assim, você pode ir montando o enxoval da criança com as roupinhas que ganhar e só comprar aquilo que faltar já no período final da gestação.

Gostou dessas dicas? Ainda tem alguma dúvida? Escreva para a gente aqui nos comentários e compartilhe suas opiniões com os demais leitores.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.