icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Maternidade

Bebê Chorando: 6 Dicas para Acalmar a Criança

Publicado em 29.09.2021 |
45 visualizações

O choro e a agitação são comuns na vida do bebê, pois é a sua principal forma de comunicação e, por isso, são usados para demonstrar algum desconforto, fome ou até mesmo a necessidade de atenção. Por isso, muitos pais, principalmente os de primeira viagem, buscam entender como acalmar o bebê.

É super normal um bebê chorar e alguns costumam fazer isso com uma frequência maior do que os outros. Bebês que choram ou ficam agitados com muita frequência podem estar sofrendo com alguma cólica ou algo do tipo. Por isso, é importante que os pais se atentem aos sintomas, principalmente se o bebê chora sem um motivo aparente.

As mudanças de ambiente também podem fazer com que o bebê fique agitado, bem como o fato de que os bebês gostam de receber atenção e ficam irritados quando isso não acontece. Fraldas molhadas, cansaço, calor e frio, por exemplo, são outros fatores que podem causar agitação e, consequentemente, o choro.

É pensando em como acalmar o bebê agitado que preparamos este artigo, com dicas úteis para que você consiga acalmar o seu bebê nas situações em que ele estiver muito agitado ou chorando sem parar. Confira a seguir!

Bebê Chorando: 6 Dicas para Acalmar o Bebê

como acalmar o bebe

1. Procure manter a calma

Se o bebê está chorando, significa que algo está o incomodando. No entanto, o choro também pode representar um incomodo para os pais, que podem perder a paciência com essa situação em alguns momentos.

Nesses casos, é importante manter a calma e ter em mente que o choro é uma reação natural da criança quando ela se sente incomodada, pois bebês desconhecem outras formas de comunicar esse incômodo.

Caso você não consiga fazer isso, peça alguém para te ajudar e busque descobrir o que está incomodando o seu bebê. Em muitos casos, o simples fato de levar a criança para outro ambiente já é suficiente para cessar o choro.

dicas acalmar bebe

2. Balance o seu bebê

Uma das maneiras mais simples e eficientes de como acalmar o bebê é por meio do balanço. Para isso, busque utilizar movimentos suaves, leves e em um ritmo constante. Lembre-se, também, de manter a cabeça da criança apoiada e de permitir que ela possa se movimentar.

Você também pode usar algum acessório para balançar o seu bebê e acalmá-lo mais rapidamente, como é o caso de uma cadeira de descanso com balanço automático para bebês ou pode, simplesmente, caminhar lentamente com seu filho nos braços pela casa.

bebe chorando dicas para acalmar

3. Enrole o seu bebê em um cobertor

O frio pode ser um dos fatores que faz com que seu bebê fique agitado e, por isso, é sempre importante ter por perto uma manta ou cobertor quentinho para enrolá-lo, principalmente quando você for levá-lo para algum ambiente externo.

Além de ajudar a manter a temperatura, os bebês enrolados em cobertores se sentem mais seguros e confortáveis, pois é uma sensação que remete ao que eles tinham quando ainda estavam no ventre da mãe.

Existem várias técnicas para se embrulhar um bebê em um cobertor e é preciso ter alguns cuidados ao fazer isso. Um deles é evitar dar a chupeta ao bebê nesses casos, pois ela pode dificultar a respiração. Além disso, evite deixar o bebê enrolado e deitado de barriga para cima, pois isso pode causar uma asfixia.

acalmar bebe colo

4. Cante ou faça sons suaves

A voz da mãe tem um poder de acalmar a criança como nenhuma outra. Afinal, essa é a voz com que a criança está habituada desde os primórdios de sua vida, ainda dentro do útero. Por isso, em alguns casos, o simples fato de a criança ouvir a voz de sua mãe já é o suficiente para acalmá-la.

Se o objetivo é fazer com que o bebê se acalme rapidamente, o ideal é buscar um ambiente silencioso e, em seguida, começar a fazer alguns ruídos relaxantes para o bebê, que podem ser:

  • Cantar uma música lenta e bem baixinho;
  • Fazer sussurros com palavras relaxantes;
  • Repetir o som de “shhh” bem devagar;
  • Falar o nome da criança seguido de palavras como “calma”, “fique tranquilo”, “eu estou aqui”...

Outras alternativas também podem ser úteis, como colocar uma música calma e bem baixinha para tocar ou levar o pequeno para ouvir os sons da natureza, como o canto dos pássaros no quintal.

banho bebe dicas acalmar

5. Banho quente

A água quente tem o poder de relaxar o nosso corpo e pode ser a melhor opção de como acalmar o bebê em algumas situações. 
Todavia, há alguns casos em que o banho pode deixar a criança ainda mais agitada, pois não são todos os pequenos que curtem o momento do banho.

Por isso, observe se o seu bebê gosta desse momento e, se for o caso, você pode dar um banho antes da hora de dormir para ajudar o bebê a relaxar e ter uma noite de sono mais revigorante e tranquila.

dicas para bebe chorar

6. Mude de ambiente

Mudar de ambiente é uma forma bastante efetiva de acalmar um bebê agitado. Isso porque as crianças podem acabar se distraindo com algum elemento novo e, com isso, deixam de lado o choro e a irritação.

Na maioria das vezes, essa mudança de ambiente não precisa ser nem para fora de casa. Nesse sentido, a simples passagem de um cômodo da casa para outro pode ser capaz de fazer com que o bebê pare de chorar.

Outra alternativa interessante é ficar em frente a uma janela para que o bebê possa ver o que se passa do lado de fora, como os carros passando, o voo dos pássaros ou o simples vai e vem das pessoas pelas calçadas.

Agora que você já conhece as principais formas de como acalmar o bebê, procure colocá-las em prática na próxima vez em que o seu pequeno se mostrar agitado.

Vale lembrar que essa lista não tem a intenção de esgotar o assunto, pois há inúmeras outras formas de acalmar um bebê agitado e, por isso, é importante que você faça testes e busque se lembrar das técnicas que deram certo com o seu bebê.

Por fim, que tal compartilhar este conteúdo com outros papais que estejam precisando de algumas dicas para tranquilizar seus filhos?
Esperamos que o conteúdo aqui disposto tenha sido útil e possa te ajudar a cuidar melhor de seu bebê.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.