icone sacola
0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Guia: Pico de Crescimento e Salto de Desenvolvimento no Bebê

Publicado em 06.04.2022 |
257 visualizações

Desde o nascimento, a vida de um bebê é marcada por uma série de eventos que envolvem o seu desenvolvimento neuropsicomotor e determinam o seu crescimento e o desenvolvimento de habilidades. Esses períodos são chamados de pico de crescimento e salto de desenvolvimento no bebê.

salto desenvolvimento infantil

Acontece que muitas mamães, principalmente as de primeira viagem, não sabem muito bem como esses picos e saltos funcionam e, com isso, acabam tendo muitas dúvidas quando percebem mudanças de comportamento em seu bebê. No entanto, ao pesquisar um pouquinho mais sobre o assunto, percebemos que isso é algo totalmente normal e inerente ao crescimento saudável da criança.

Nos primeiros meses de vida, o bebê cresce bastante e chega a triplicar o seu peso. Além disso, desenvolve uma série de novas habilidades, que podem ser facilmente percebidas pelos pais. As novas caras e bocas, o engatinhar, o fato de conseguirem segurar e interagir com um brinquedo. Tudo isso está relacionado aos saltos que a criança dá durante o seu desenvolvimento.

Pensando nisso, preparamos este guia completo sobre picos de crescimento e saltos de desenvolvimento do bebê. Assim, você pode compreender um pouco mais sobre esse importante momento da vida da criança e descobrir como lidar com essa fase da maneira mais tranquila possível.

O que é o Salto de Desenvolvimento nos Bebês?

Salto de desenvolvimento é o nome dado ao momento em que o bebê adquire uma nova habilidade. Em regra, cada salto é acompanhado de alterações no comportamento da criança, o que pode gerar certos desconfortos. Isso porque, apesar de ser algo totalmente normal, tais mudanças podem gerar sensações e sentimentos que, até então, eram desconhecidos dos bebês.

pico de crescimento infantil

À medida em que o sistema nervoso da criança amadurece, novas sensações são afloradas e o mundo ao redor dela parece estar diferente.

Com isso, surge a necessidade de se adaptar a essa nova realidade, o que pode levar a uma mudança brusca no comportamento da criança, que pode chorar mais sem motivo aparente.

salto desenvolvimento bebe chorando

No entanto, isso é algo completamente normal, pois adaptar-se a uma nova realidade pode ser algo muito difícil mesmo para os adultos, quem dirá para alguém que está nesse mundo há tão pouco tempo, não é mesmo?

A ciência já definiu alguns dos principais saltos de desenvolvimento nos bebês e quando eles acontecem.

Contudo, vale ressaltar que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento, que pode ser maior ou menor a depender de uma série de fatores.

Assim, se surgir alguma dúvida sobre o desenvolvimento do bebê, o ideal é procurar ajuda especializada, como a de um pediatra ou de outros profissionais especialistas em infância.

Salto de Desenvolvimento e Pico de Crescimento, qual a diferença?

Juntamente com os saltos de desenvolvimento, também acontecem os picos de crescimento do bebê. A principal diferença entre os dois é que o salto de desenvolvimento envolve uma questão mais neurológica, já o pico de crescimento envolve uma questão física.

Ou seja, no primeiro, a criança desenvolve novas habilidades e aprende a lidar com o mundo ao seu redor, já o segundo se refere ao aumento do tamanho e do peso da criança.

salto desenvolvimento infantil fases

Os picos de crescimento se iniciam logo após o nascimento do bebê e vão até a adolescência. Já os saltos de desenvolvimento mais importantes acontecem até que a criança atinja cerca de um ano e seis meses de vida.

Existem diversas pesquisas sobre os saltos de desenvolvimento dos bebês e elas estão disponíveis para consulta na internet. Além disso, também é possível encontrar as famosas tabelas de desenvolvimento do bebê, que trazem todas as informações que as mamães e papais precisam saber e se atentar a cada fase da vida do bebê.

Quando acontece o salto de desenvolvimento?

salto desenvolvimento bebe

No total, o bebê passa por cerca de 10 saltos de desenvolvimento logo nos primeiros anos de vida. Cada um deles é marcado pelo surgimento de novas sensações e emoções, bem como o aprimoramento de suas habilidades psíquicas e motoras.

Confira, a seguir, as idades em que ocorrem os saltos de desenvolvimento de um bebê:

1º salto: aproximadamente 1 mês;
2º salto: aproximadamente 2 meses;
3º salto: aproximadamente 3 meses;
4º salto: aproximadamente 4 meses;
5º salto: aproximadamente 5 meses;
6º salto: aproximadamente 7 meses;
7º salto: aproximadamente 10 meses;
8º salto: aproximadamente 11 meses;
9º salto: aproximadamente 1 ano e 2 meses;
10º salto: aproximadamente 1 ano e 6 meses.

salto de desenvolvimento bebe

Fases no Salto de Desenvolvimento do Bebê

As fases de salto de desenvolvimento do bebê são marcadas por inúmeras mudanças, que atingem áreas como a capacidade motora, o controle motor fino, o aspecto cognitivo e a linguagem da criança. 

Também é válido destacar que o bebê pode se sentir um tanto inseguro nos períodos que antecedem imediatamente um salto de desenvolvimento, demandando um pouco mais de colo e carinho de seus pais.

Além disso, também é comum que ocorram mudanças no sono e principalmente no apetite da criança, justamente por conta dos picos de crescimento, que também ocorrem durante esse período.

Vale lembrar que os picos de crescimento geralmente são marcados por um aumento no apetite da criança, que passa a mamar com mais frequência e em maiores quantidades. Por isso, é importante que a mamãe se alimente bem e beba muita água para garantir que o bebê tenha bastante leite a sua disposição.

A seguir, separamos quais são as características mais importantes de cada um dos saltos de desenvolvimento para que você possa ter uma noção do que acontece em cada um deles:

Primeiro salto: 1 mês

salto desenvolvimento bebe 1 mes

Nessa primeira fase do desenvolvimento, o bebê passa a responder mais ao toque e sente uma maior necessidade de contato físico. O olhar também pode se manter fixo em uma direção por mais tempo. O primeiro sorriso também pode acontecer nesse período. Se antes o bebê dormia a maior parte do dia, agora ele fica mais tempo acordado e pode chorar com mais facilidade.

Segundo salto: 2 meses

salto desenvolvimento bebe 2 meses

Com dois meses, o pescocinho do bebê já está mais firme ele já consegue fixar o olhar em figuras e elementos com alto contraste. Também nessa fase, a criança já consegue interagir com alguns brinquedinhos, mas sem agarrá-los. As mamadas ganham uma maior frequência e o bebê fica mais calmo quando está com a mamãe.

Terceiro salto: 3 meses

salto desenvolvimento bebe 3 meses

Nessa etapa da vida, o bebê já está com a visão mais consolidada e já consegue acompanhar objetos movimentando a cabeça. O bebê também já consegue agarrar objetos, como um chocalho ou um brinquedinho. O choro é mais alto e intenso. Alguns bebês também começam a chupar o dedo nessa fase, como um reflexo comum do ato de sugar.

Quarto salto: 4 meses

salto desenvolvimento bebe 4 meses

É a partir desse salto que a voz do bebê começa a ser percebida com mais frequência pelos pais. Ou seja, o pequeno começa a emitir sons cada vez mais altos e agudos, que são muito fofos. Além disso, o bebê já passa um tempo maior brincando sozinho, contudo, ainda exige a atenção dos pais com frequência e pode passar por mudanças bruscas de humor.

Quinto salto: 5 meses

salto desenvolvimento bebe 5 meses

Essa é uma etapa muito importante, pois o bebê começa a testar a consequência de algumas de suas ações. Jogar objetos no chão para ver o que acontece é algo normal nesse período. Além disso, detalhes como as etiquetas das roupas podem chamar ainda mais a atenção dos pequenos.

Sexto salto: 7 meses

salto desenvolvimento bebe 7 meses

Nessa fase, o bebê começa a ser mais atraído pelas palavras e demonstra, inclusive, conhecer o significado de algumas delas. Também é nesse período que ele já começa a bater palminhas e já pode começar a ensaiar o engatinhar.

Sétimo salto: 10 meses

salto desenvolvimento bebe 10 meses

A partir dessa etapa, o bebê já começa a entender para que servem alguns dos objetos que estão ao seu redor. Comer usando uma colher, por exemplo, passa a fazer sentido. Também é nessa fase que ele começa a mostrar mais as suas vontades individuais.

Oitavo salto: 11 meses

salto desenvolvimento bebe 11 meses

No oitavo salto, a criança começa a interagir ainda mais com os objetos ao seu redor. Com isso, é comum ver ele brincando com o que encontrar pela frente, como o controle remoto da TV, um pratinho etc. Também é comum perceber que, em alguns momentos, o bebê pareça com raiva de alguma coisa.

Nono salto: 1 ano e 2 meses

salto desenvolvimento bebe 1 ano 2 meses

A partir desse salto, o bebê pode querer fazer algumas coisas sozinho, como tentar vestir uma roupinha. No entanto, por mais que isso pareça difícil no início, é importante deixar que a criança tente, pois, com o tempo, ele pode aprimorar essas habilidades. O bebê também pode ficar muito apegado a um dos pais nessa fase, não querendo ficar no colo de mais ninguém.

Décimo salto: 1 ano e 6 meses

salto desenvolvimento bebe 1 ano 6 meses

No décimo e último salto, o bebê já é capaz de reconhecer e controlar suas ações. Aqui também começa o período da desobediência. O controle da linguagem ainda não é pleno, mas a criança se esforça para desenvolvê-lo. Durante essa fase, o bebê pode passar por momentos de perda de apetite e pode ter pesadelos com mais frequência.

Como as roupas infantis contribuem para cada fase?

roupa infantil pico desenvolvimento

Um ponto muito importante ao longo da vida do bebê diz respeito às roupinhas que ele veste e a relação que elas podem ter com esses saltos de desenvolvimento. Isso porque, para se desenvolver plenamente, a criança deve estar vestida com uma roupinha que proporcione conforto, segurança e liberdade em seus movimentos.

Se um bebê está desconfortável com algo, ele tende a chorar ou resmungar com mais frequência. Além disso, a falta de conforto pode fazer com que ele tenha um sono mais agitado ou mesmo perca o apetite, o que também afeta o crescimento do neném.

Por isso, é importante que os pais tenham esse cuidado em vestir o bebê com roupinhas infantis de qualidade, que promovam conforto, liberdade e segurança para os pequenos. Com isso, eles poderão explorar o mundo ao seu redor, aprender e se desenvolver com muito mais alegria e disposição.

E você, já conhece a loja Rosa Azul Kids? Com grande tradição no mercado de roupas infantis, a loja tem tudo o que você precisa para vestir seu bebê com conforto e estilo, pois trabalha com tecidos de altíssima qualidade. Além disso, aqui você encontra os conjuntinhos infantis mais fofos do mercado.

Aproveite para conhecer a Rosa Azul Kids e venha se encantar com as melhores roupas de bebê do mercado.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.